Cheguei em Toronto! E agora? – Burocracias, documentos…

por | ago 30, 2016 | Dia a dia e adaptação

Se você acha que tudo acabou depois de pegar o passaporte com o visto, embarcar no voo e passar pela imigração no aeroporto canadense, está enganado! Realmente essa é a fase que mais gera ansiedade e medos, mas ainda tem mais um monte de detalhe pra você resolver por aqui.

Objetivo desse post é apenas ser um lembrete rápido de coisas importantes pra se fazer quando chegar, pra não ficar deixando nada pra depois. Um lembrete desses é importante já que chegamos com a cabeça a mil procurando lugar pra morar, emprego, se preparando pro college, outros procurando escola pra filhos e sabe-se lá quantas outras preocupações. Mas várias coisas são simples de resolver e podem poupar muito esforço no futuro.

Algumas coisas são gerais a todo o Canadá, outras específicas de Ontario e outras ainda mais específicas pra Toronto, que é onde a gente mora e tem experiência.

SIN – Social Insurance Number

Já falamos sobre o SIN em outro post, explicando certinho pra que ele serve. Se você veio como residente permanente, com visto de trabalho ou com visto de estudo e trabalho (estudante de college), você poderá fazer o SIN. Se sua permissão já estiver vigente, ideal é fazer logo, não só pelo trabalho, mas pra já vincular ele a sua conta bancária/cartão de crédito e começar a construir seu histórico de créditos aqui no Canadá.

Photo ID da província

Pra não ter que ficar andando sempre com o passaporte, o ideal é ter uma ID canadense. Os documentos aceitos como ID são o Ontario Photo ID e a carteira de motorista. Eles são oficiais da província e têm seu nome, foto e endereço, e por isso também são comprovantes de endereço oficiais.

Especificamente sobre o Photo ID, ele só pode ser emitido pra quem não tem carteira de motorista por aqui e, se você pretende tirar sua driver’s license em breve, talvez o ideal seja já correr atrás dela ao invés de fazer os dois documentos, já que seu Photo ID será cancelado quando você for aprovado na prova teórica da carteira.

Aqui em Ontario, o Photo ID custa $35 e você só precisa ir no Service Ontario com seu passaporte. Eles tiram a foto na hora e depois de algumas semanas, chega na sua casa. Informações sobre o Photo Card estão aqui.

Como ele vem com seu endereço, lembre-se de fazê-lo quando já tiver uma residência fixa na cidade.\r\n

Carteira de motorista

Vamos falar sobre essa etapa mais pro futuro, mas já existe muito material explicando como funciona e como utilizar seu histórico brasileiro para agilizar a obtenção da carteira G (a “permanente”).

O que quero falar aqui é que, como mencionei acima, a carteira de motorista também serve como documento de identificação. Então, se você pretende obtê-la em breve, talvez compense já começar correndo atrás do aproveitamento do seu histórico e fazer a prova teórica, pra obter a carteira G1 (considerada a de aprendiz). No mínimo, já te poupa de fazer o Photo ID, além de que já vai começar a contar seu tempo de “experiência como motorista canadense” pra fins de seguro de carro.\r\n\r\nLembrando também que, a não ser que você esteja no Canadá como turista, você só poderá dirigir com sua carteira brasileira por dois meses. Após esse tempo, você precisará da carteira de motorista canadense pra dirigir por aqui, então é sempre bom correr atrás disso. Essa página do Service Ontario tem as informações sobre o assunto.

TTC Photo ID

Se você é estudante de college aqui em Toronto, especificamente, você pode comprar um metropass mais barato especial pra estudantes pós-secundários. Mas pra usá-lo, você precisa ter um cartão com foto do TTC. É bem simples e já falei sobre o ID do TTC e o desconto nesse outro post.

Student ID do college

Também especificamente para os estudantes de college, quanfo forem pra orientação ou na primeira semana de aulas, vejam como fazer o cartão de estudante da sua instituição. É algo específico pra instituição mesmo. No meu caso, só com eles que consigo abrir algumas salas ou laboratórios, utilizar as impressoras ou copiadoras do college… É apenas um lembrete para não ficar perdido depois tendo que fazer às pressas. Pelo menos lá no Centennial, ele também ficou pronto na hora!

Library Card

Óbvio que isso não é essencial, né? Mas pode ser bastante útil pra você acessar livros online (até alguns acadêmicos que você precisará no college, por exemplo), cursos e até pra conseguir ingressos pra pontos turísticos culturais de graça (no caso de Toronto). Já falei tudo sobre os benefícios do cartão da biblioteca de Toronto nesse post, e imagino que em outras cidades também tenha vários benefícios.

OHIP

Se você chegou como residente permanente, já corra no Service Ontario com os documentos requeridos pra fazer seu OHIP (plano de saúde pública de Ontario). Há um período de carência, mas você já pode dar entrada e esperar que o cartão vai chegar na sua casa perto de quando você já estará apto a usar.

Quem vem com permissão de trabalho também pode ter o direito à saúde, mas tem requisitos e regras bem específicos e vamos detalhar isso mais pra frente. O site do Service Ontario traz todas as explicações.

As outras províncias também têm planos de saúde públicos, mas cada uma tem seu funcionamento e suas regras e não temos nenhum conhecimento de como funciona fora de Ontario.

Cartões de fidelidade

Bobeirinha, eu sei… Mas os dias iniciais são os dias que você mais vai comprar. Oh, gastação de dinheiro! Então, aproveita e ao passar no caixa, já pede um cartão de fidelidade da loja. Sempre tem aquelas que você vai bem mais de uma vez: cartões de pontos dos supermercados, Canadian Tire, Shoppers, Air Miles… É muito pontinho que pode fazer a diferença no futuro e cada economia conta!

Isso é algo muuuuito popular aqui, economizar faz parte da cultura canadense e tem cultura melhor que essa? A Canadian Tire é a única loja que eu me lembro que dá o seu “cashback” mesmo se você não tem um cartãozinho. Mas se eu te falar o tanto de dinheirinho de lá que joguei fora ou perdi sem querer, oh céus!

Espero que esse post tenha ajudado vocês a complementarem o checklist do que fazer quando chegarem por aqui! Lembrou de mais alguma coisa? Deixa aí nos comentários!

Leia Também

Saúde Pública em Ontario: quem tem acesso ao OHIP... O sistema de saúde canadense é público, mas as regras pra ter o direito de acessá-lo variam por província. Veja como funciona em Ontario.
Dirigindo com CNH em Ontario: regras e prazos Está vindo pra Toronto ou outra cidade de Ontario e quer dirigir por aqui? Saiba as regras pra usar sua carteira de motorista brasileira.
SIN Number: O que é e como fazer? O SIN é um dos documentos mais importantes para quem mora ou trabalha no Canadá. Saiba se você tem direito e como emitir o SIN Number.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates