Dirigindo com CNH em Ontario: regras e prazos

por | fev 6, 2017 | Dia a dia e adaptação

Quem chega aqui em Toronto ou alguma outra cidade de Ontario, principalmente quem vem ficar mais tempo como a gente, costuma ter dúvida sobre até quando se pode dirigir com a carteira de motorista brasileira no Canadá.

E inclusive, é algo que pode gerar um pouco de controvérsia, porque as coisas nunca são tão simples, né? Então resolvemos explicar melhor as regras de Ontario.

Destaco aqui que estou falando sobre a província de Ontario porque as leis variam de província pra província e isso pode mudar. Sempre confira isso de forma separada.

Tudo que estou falando nesse post é baseado nas informações da própria província de Ontario.

Você é visitante ou morador de Ontario?

Essa é a primeira coisa que precisamos deixar claro.

As regras para dirigir aqui em Ontario não têm NADA a ver com seu status imigratório. Tanto que ela vale também pra canadenses vindo de outras províncias. Eles não querem saber que tipo de visto ou permissão você tem.

As regras são divididas entre o que você veio fazer na província: ou você veio visitar ou morar aqui.

Isso é o que gera controvérsia. Porque a interpretação disso varia, principalmente nos casos de quem, como nós, veio com visto de residente temporário (seja de estudo, trabalho ou visitante).

Então, fica aqui a minha opinião. Eu ignoro meu status imigratório e meu tipo de visto e apenas penso em alguém me fazendo a seguinte pergunta: “Onde você mora?”

Minha resposta pra essa pergunta é: “Toronto”. Se sua resposta for a mesma ou outra cidade da província, na minha opinião, você entra na regra dos residentes de Ontario.

Afinal, eu não vim visitar aqui. E, pra mim, é isso que define.

Outra informação importante: O prazo dado pra dirigir com a carteira brasileira não é contado, necessariamente, da sua chegada ao Canadá. Como mencionei, essas são as regras da província e o que conta é quando você chegou em Ontario.

Ou seja, se você chegou no Canadá, mas foi pra Vancouver e depois de 1 mês você veio pra Toronto, vai começar a contar de quando você entrou na província.

Lembre-se de que essas regras valem até pra canadenses de outras províncias, então não é o carimbo do passaporte que conta, se você não chegou diretamente aqui.

Agora, vamos às regras para dirigir com carteira de motorista brasileira em Toronto e resto Ontario.

Regras para visitante dirigir com carteira brasileira

As regras se dividem pra quem vem visitar menos de três meses e mais de três meses e são bem simples.

  • Visitando Ontario por menos de três meses: você pode usar sua CNH normalmente.
  • Visitando Ontario por mais de três meses: após os três meses, você precisa da PID (carteira de motorista internacional). Então, num caso desses, você precisa se preparar e emitir uma PID ainda no Brasil, antes de vir.

Regras para novo morador dirigir com carteira brasileira

Essa é ainda mais simples, apesar de não ser muito vantajosa pra gente.

Quem se muda pra Ontario só pode dirigir com a carteira original (seja ela a carteira brasileira, no nosso caso, ou carteira de outra província) por dois meses (60 dias).

Depois disso, apenas com carteira de motorista canadense (da província).

E, sobre a carteira canadense, fica de olho que vou contar minha experiência com isso em breve!

Leia Também

Cheguei em Toronto! E agora? – Burocracias, ... Algumas burocracias são importantes correr atrás assim que você chega no Canadá. Nossa lista serve como um lembrete pra conseguirem se organizar na sua chegada em Toronto.
SIN Number: O que é e como fazer? O SIN é um dos documentos mais importantes para quem mora ou trabalha no Canadá. Saiba se você tem direito e como emitir o SIN Number.
Saúde Pública em Ontario: quem tem acesso ao OHIP... O sistema de saúde canadense é público, mas as regras pra ter o direito de acessá-lo variam por província. Veja como funciona em Ontario.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates