DOIS COLLEGES DE UM ANO: vantagens e desvantagens

por | jan 10, 2017 | College, Vistos e Permits

Uma retrospectiva para os que não conhecem minha história. Vim pra Toronto pra fazer um curso de um ano, mas no meio do caminho, decidi emendar com um segundo college também de um ano. Ao tomar essa decisão, é claro que muita gente me pediu opinião ou demonstrou interesse em seguir os mesmos passos. Então decidi listar algumas das coisas que acho que devem ser pesadas por quem está se planejando e considera essa opção. EDITADO: Esqueci de contar mais detalhes dessa decisão, né? Depois de me formar numa pós em Relações Públicas (Public Relations and Corporate Communications), no Centennial College (curso de 1 ano – 2 semestres), iniciei uma pós em Gestão de Mídia Interativa (Interactive Media Management), no mesmo college, mas dessa vez durando 1 ano – 3 semestres.

Como fica o PGWP?

PGWP (Post Graduation Work Permit) é um visto de trabalho especial para quem se forma num curso superior no Canadá (seguindo diversas regras). Não quero entrar nesse mérito, porque afinal eu não estou nessa fase, não apliquei e não sou qualificada para falar sobre esse tipo de coisa. Mas como muita gente me pergunta sobre isso, já que a duração do PGWP depende da duração do curso, vou responder apenas traduzindo uma parte do site do CIC que fala sobre a validade do PGWP pra esse caso (está na parte de Work Permit Issuance and Validity desta página):

Se um estudante obteve um degree, diploma ou certificado de um ano de uma instituição elegível no Canadá após ter obtido, nos dois anos anteriores, outro degree, diploma ou certificate de uma instituição elegível no Canadá, a duração da permissão de trabalho poderá ser de até três anos.

Ninguém melhor que a própria imigração canadense pra responder dúvidas. Mais detalhes que isso, eu não sei!

Desvantagens

Vamos começar falando das coisas ruins logo de cara?

Extensão da permissão

Quando você aplica para um college, a validade do seu visto e da sua permissão vão ser baseados na duração do seu curso. Se você decide fazer um novo curso, você precisa estender a sua permissão pra poder continuar estudando. Isso pra mim é uma desvantagem, porque:

  • Mais gastos: tive que pagar novamente pelo meu study permit e work permit do Paulo. E, caso já tenha mais de 12 meses que o exame médico foi feito, tem que passar por isso de novo, o que é mais um gasto.
  • Nova comprovação financeira: lembra daquela comprovação financeira feita no Brasil, tendo que mostrar aquela fortuna na conta bancária? Pois é. Funciona do mesmo jeito. Mesmo com o Paulo empregado, já que ele só manteria o emprego caso a nova permissão fosse aprovada, isso não contava pra comprovar a parte financeira. Tem que ter o dinheiro todinho em conta separadinho pra isso.
  • Risco: é uma nova aplicação. E com toda aplicação, há o risco de receber uma resposta negativa.

Novo visto

Como já mencionei em outro post, visto e permissão são coisas diferentes. Quando a gente aplica pra estender a permissão, apenas chega na nossa casa a nova permissão, mas a etiqueta do passaporte não muda e acaba vencendo. Com isso, não podemos reentrar no Canadá sem aplicar pra um novo visto, chamado de TRV. E isso implica em, adivinha? MAIS GASTOS. Quando aplicamos do Brasil, o valor já inclui permissão e visto, né? Aqui não. A gente paga pelo visto separado. Foram C$100 por pessoa + $12 de um documento que meu college teve que emitir (verifique direitinho com seu college!) + valor pra envio e devolução dos passaportes pelo correio. Se liberarem o ETA para o Brasil, acho que vai ajudar muito por não precisarmos mais do TRV. Mas enquanto ele não sai, não deixa de ser mais uma desvantagem.

Férias

Parece bobeira, mas isso é algo que conta muito. Quem faz um curso de dois anos, começando em setembro pelo menos, tem férias de verão. São 4 meses de férias entre o segundo e o terceiro semestres. Cursos de um ano não possuem férias e o ideal é você não ter intervalo entre os cursos. Isso porque você não vai poder trabalhar, já que no intervalo você não é estudante full-time, e porque o intervalo de um semestre e outro é de 4 meses e ao ficar mais de 3 meses sem estudar, você perde status de estudante. Essa segunda parte eu não sei bem como funciona, mas não quis arriscar. E ficar 4 meses sem ter renda já é complicado o suficiente, né? Mas olha só por que não ter férias é tão ruim:

  • Não tem descanso: Óbvio, né? Mas é algo crucial. Já estudei 3 semestres seguidos, sem descanso, e vou te falar que isso faz uma falta danada. É MUITO cansativo e só que passa por isso sabe o quanto esse descanso teria sido essencial.
  • Não dá pra trabalhar full-time: Durante as férias, os estudantes podem trabalhar full-time, sem limitação de horas. Então, é uma oportunidade ótima de ganhar experiência, além de juntar um dinheirinho. Afinal, seriam 4 meses de férias que poderiam ser transformados em trabalho!

Tempo no Canadá

Dependendo dos cursos que você escolher, isso também pode influenciar no tempo real que você passa por aqui. Um curso de dois anos são geralmente assim: 8 meses de aula + 4 meses de férias + 8 meses de aula = 1 ano de 8 meses corridos. Se você optar por dois cursos de um ano, mas que seja de 2 semestres cada um, ficaria assim: 8 meses do primeiro curso + 8 meses do segundo curso = 1 ano e 4 meses corridos no Canadá. No meu caso, isso deu no mesmo porque meu primeiro curso foi de 2 semestres, mas o segundo curso é de 3 semestres. Então estou estudando mais pelo mesmo tempo de um curso de 2 anos.

Vantagens

Agora, vamos falar de coisa boa?

Flexibilidade nos planos

Se você não tem o objetivo real de estudar por dois anos aqui, isso pode te dar uma certa flexibilidade. Outra coisa que foi importante pra mim foi o fato de que as instruções pra fazer o college de dois anos era comprovar a tuition apenas do primeiro ano, para o visto. E se desse merda e o dinheiro acabasse e eu não tivesse dinheiro pro segundo ano do college? Ia voltar pra casa sem diploma, sem direito a PGWP… só com um curso pela metade. Eu sou muito medrosa e realmente só viria pra fazer college mais longo se tivesse o dinheiro para o curso todo (além do custo de vida) separadinho e intocável. Como disse no início, eu vim com plano de estudar um ano só. Mas já que o dinheiro deu e encontrei um curso que também queria mesmo fazer, aí mudei de plano.

Escolhi os cursos que eu realmente queria

Essa vantagem é bem pessoal. Eu queria fazer uma pós. Pronto. Sabia que curso que eu queria, pesquisei bastante e o curso que eu queria era de 2 semestres. Eu não queria abrir mão do que eu queria só porque todo mundo falava “aaah, mas college de dois anos é melhor”. Não sei do futuro, não sei se vou pedir PGWP, não sei se quero imigrar. Única coisa que eu sabia é que eu queria estudar e sabia o que eu queria estudar e não era uma coisa que eu quis abrir mão. Esse era meu objetivo.

Com isso, fiz o curso que eu queria e no meio tempo encontrei um outro curso que eu também queria muito e estou tendo essa oportunidade de fazer os dois. E é por isso que é algo bem pessoal. Vai depender de qual seu objetivo maior. Se me perguntarem qual o caminho mais “seguro”, eu diria pra fazer um college de 2 anos ou mais. Se me perguntarem sobre estudos, eu diria pra escolher aquilo que você realmente quer estudar e moldar o plano a partir daí.

Leia Também

CUSTOS DE UM COLLEGE: Vistos, tuition e mais Pretende fazer um college aqui no Canadá? Vem ver quanto nós gastamos com o nosso projeto e comece a se planejar para tanto custos!
Como eu consegui permissão de trabalho para o Cana... Uma das primeiras coisas que me perguntam quando descobrem que estou no Canadá é: como você conseguiu work permit? Veja algumas maneiras!
Tradução Juramentada: o que traduzir para College?... Está se preparando para aplicar para um College no Canadá? Então saiba quais documentos você vai precisar traduzir!
Impressões sobre College no Canadá Nesse vídeo, vocês vão saber como foi o primeiro semestre do meu curso aqui em Toronto e o que esperar quando vier estudar em um college aqui no Canadá.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates