Dúvidas Frequentes

Algumas perguntas sobre nós e nossa experiência aqui no Canadá se repetem sempre. São coisas comuns que todos querem saber e aprender. Muitas delas já foram respondidas aqui no blog ou no nosso canal do YouTube, mas resolvemos colocar todas elas (ou quase todas) numa página só para facilitar a pesquisa de vocês!

Não deixe de conferir, também, o nosso glossário para entender e aprender termos muito usados quando o assunto é vida, vistos e imigração para o Canadá.

Sobre Paulo e Racquel

Em que cidades vocês moram?

Nós moramos em Toronto, que fica na província de Ontário.

Há quanto tempo estão no Canadá?

Chegamos no Canadá em dezembro de 2015.

Vocês já são residentes permanentes no Canadá?

Sim, acabamos de passar pelo processo de imigração canadense. Nós viemos pra Toronto num programa de estudo e trabalho (a Racquel veio estudar e o Paulo veio trabalhar). Ao fim do programa, entramos com o processo de residência permanente.

Como vocês imigraram?

Nós conseguimos nosso PR (residência permanente) através do Federal Skilled Worker, um dos processos dentro do Express Entry. A Racquel foi a aplicante principal e o Paulo foi o acompanhante do processo. Fique de olho que vamos contar com mais detalhes sobre o processo de imigração.

Quais cursos a Racquel fez? Em qual college?

A Racquel se formou numa pós em Relações Públicas no Centennial College e, depois, numa pós em Gestão de Mídia Interativa, no mesmo college.

Ela falou sobre as impressões dela sobre o college e seu primeiro curso nesse vídeo:

Com o que o Paulo trabalha?

O Paulo está trabalhando na mesma área que trabalhava no Brasil: com TI, mais especificamente na área de Business Intelligence.

Vistos e Planejamento

Consigo tirar meu visto sozinho, ou preciso de uma empresa/despachante?

Independente do tipo de visto, você pode fazer tudo sozinho ou escolher alguma empresa pra te assessorar. Nós fizemos tudo sozinhos tanto com relação ao college quanto aos vistos.

Mas é importante saber que o Canadá exige que apenas profissionais autorizados pelo governo canadense prestem assessoria/consultoria para vistos e imigração. Você pode verificar se um profissional é autorizado no site do ICCRC.

Preciso de uma agência de intercâmbio para estudar no Canadá?

Não. Uma agência de intercâmbio de confiança pode ser muito útil para facilitar o contato com a escola ou college e também te ajudar a definir qual o melhor curso para o seu perfil ou situação.

Mas é possível fazer todo esse processo sozinho, como nós fizemos. A Racquel conta, em um post, como foi o processo de admissão em três colleges diferentes, sem auxílio de agência.

Como imigrar para o Canadá?

Tudo que podemos falar é da nossa experiência. E vamos contar tudo com mais detalhe no blog e no YouTube em breve. Enquanto isso, a nossa maior sugestão é pesquisar na melhor fonte, o site oficial da imigração canadense, ou procurar um consultor autorizado pelo governo canadense.

Como eu aplico para o visto canadense?

Você pode fazer a sua aplicação online ou com os documentos impressos e não há entrevista. A empresa VFS Global é responsável por encaminhar processos e/ou passaportes para o consulado canadense no Brasil, então, você pode iniciar seu processo online pelo site oficial da imigração canadense e encaminhar o passaporte para o VAC ou ir diretamente a uma das unidades ou enviar os documentos por correio para fazer tudo impresso.

Nós fizemos nossa aplicação online e, para o nosso caso de vistos de estudo e trabalho, deixamos algumas dicas rápidas e úteis para esse processo de visto.

Qual visto eu preciso para estudar inglês/francês no Canadá?

Isso vai depender da duração do seu curso aqui no Canadá. Explicamos sobre o assunto de vistos e permissões necessárias para estudo nesse post.

Qual visto eu preciso para estudar em um college canadense?

Você vai precisar de um visto de estudos, além de uma permissão de estudos e talvez uma permissão de trabalho a depender do seu curso. No blog, há um post com mais detalhes sobre vistos e permissões necessárias para estudar no Canadá.

College no Canadá

Quanto custa fazer um college no Canadá?

Em média, um college público no Canadá custa C$15.000 por ano (2 semestres), mas varia muito principalmente de província pra província. Mas existem outros gastos do processo (visto, tradução juramentada, exames médicos, etc.), além do custo de vida.

A própria imigração canadense exige que você comprove fundos para pagar o primeiro ano do college e um ano de custo de vida, conforme esta página, mas é importante lembrar que esse custo de vida descrito no site da imigração é apenas uma estimativa e uma média de todo o Canadá. O custo de vida real, principalmente em cidades maiores como Toronto ou Vancouver, podem ser bem maiores e é necessário se preparar para ele.

No vídeo abaixo, nós falamos um pouco sobre o custo que tivemos para fazer o college aqui (não incluindo custo de vida):

Qual nível de inglês/francês eu preciso para fazer um college no Canadá?

Você precisa ter um nível avançado do idioma que será falado no seu college (maioria deles, exceto na província de Quebec, é em inglês). Isso é um pré-requisito feito pelos próprios colleges e a nota varia de instituição para instituição e até segundo o nível do curso (uma pós-graduação costuma exigir mais que uma graduação, por exemplo).

Você vai precisar comprovar seu nível de inglês geralmente pelo IELTS Academic, TOEFL ou por alguma outra prova aceita pelo college. No caso da Racquel, ela precisava de pelo menos nota 6.5 no IELTS para ser aceita no programa.

O que eu preciso para ser aceito em um college canadense?

No geral, você precisa de seu histórico e diploma traduzidos. Esses são os documentos básicos. Mas cada curso e cada instituição tem requisitos diferentes. Veja quais foram os requisitos para três colleges diferentes que a Racquel aplicou neste post.

Eu posso trabalhar enquanto estudo?

Estudantes de college podem sim trabalhar durante os estudos, por um máximo de 20h/semana durante as aulas e full-time durante as férias agendadas. Mas é importante ficar atento às regras que a imigração define para isso.

Qual a diferença entre college privado e público? O que é co-op?

Colleges públicos e privados são bem diferentes no Canadá, principalmente em como a própria imigração canadense as vê e até com relação a preços (e colleges públicos são pagos, sim!). Muitas vezes o termo “co-op” é utilizado como sinônimo dos cursos vocacionais ofertados pelos colleges privados, mas significa apenas que o curso tem um componente de trabalho, como um estágio obrigatório.

Aqui no blog, a Racquel fez um post explicando melhor todas essas diferenças entre college público e privado.

Depois que eu terminar o college, eu posso continuar no país?

Existe essa possibilidade. Há uma permissão de trabalho que se chama Post-Graduation Work Permit (PGWP) que é específico para quem concluiu um curso superior no Canadá, mas ele também tem regras muito específicas e a sua validade também varia de acordo com a duração do curso.

No site da imigração canadense você encontra as regras para a eligibilidade ao PGWP e também mais detalhes de como o PGWP funciona.

Trabalho no Canadá

Como o Paulo conseguiu permissão para trabalhar no Canadá?

Já que a Racquel veio fazer um college, o Paulo era elegível para vir como seu acompanhante, com visto e permissão de trabalho. Explicamos tudo sobre essa forma de conseguir uma permissão para trabalhar no Canadá neste post (e até resumimos outras maneiras), mas você também pode conferir as regras descritas no site da imigração canadense.

Como faço para trabalhar no Canadá sem ser pelos estudos?

Basicamente, a outra chance é caso uma empresa canadense te faça uma oferta de emprego. Mas não é algo tão simples assim, porque as empresas precisam de autorização do governo para oferecer vagas para estrangeiros e, para isso, precisam comprovar que nenhum canadense ou residente permanente cumpriu os pré-requisitos da vaga.

Esse vídeo do canal Mandy E Mais é bastante explicativo sobre o tema:

Existem outras formas menos conhecidas e você pode entrar em contato com um consultor de imigração que vai poder te auxiliar nisso.

A outra forma é aplicar diretamente para um processo de imigração e se tornar residente permanente.

Como o Paulo conseguiu o emprego dele? Foi muito difícil?

Chegar em outro país e conseguir um emprego na mesma área que você trabalhava no Brasil não é fácil. Nem pra quem é da área de TI. Mas o Paulo explicou tudo sobre essa busca e os processos seletivos no vídeo abaixo:

Minha profissão tem demanda no Canadá?

É impossível pra gente saber sobre cada profissão ou área aqui no Canadá. Nossa sugestão é que você pesquise e monitore como estão as ofertas de empregos na cidade ou província pra onde você quer ir. Use sites como o Job Bank ou o Monster para verificar as vagas, salários, requisitos e descrições das vagas que você desejaria ocupar. Essa é a melhor forma de verificar a demanda para uma área em específico.

Custo de Vida no Canadá

Qual o custo de alugar um imóvel em Toronto?

São muitas coisas que podem fazer isso variar. E nisso nós podemos falar apenas do nosso caso. E foi o que falamos nesse vídeo:

\n

\n

Qual a média de custo com alimentação em Toronto?

Isso é outra coisa que varia muito! Varia se você vai atrás de promoções, as marcas que você compra, quantas pessoas, se você vai muito a restaurantes e que tipo de restaurantes você vai…

\n

Então, no lugar de falar um preço exato do que seria uma média de custo, preferimos mostrar preço de alguns produtos que compramos e seus preços.

\n

Esse é o primeiro vídeo da série de custo de vida de mercados aqui no Canadá:

\n

\n