Estudar no Canadá: Vistos e Permissões

por | maio 20, 2016 | College, Vistos e Permits

Existem alguns pequenos detalhes que eu já percebi que geram um pouco de confusão quanto a vistos e, principalmente, permissões pra quem vem estudar aqui no Canadá. Então, baseada na minha experiência e no que precisei fazer para estudar aqui, espero tirar alguma dessas dúvidas.

Mais uma vez, lembro pra vocês que não sou especialista no assunto e muito menos consultora de vistos. Tudo que estou falando é baseado na minha experiência de quem fez todo o processo de vistos sozinha para fazer um college aqui e o propósito é ajudar a guiar e não ditar de qual visto você precisa.

Diferença entre Visto e Permissão

Essa é a primeira coisa que gera confusão. Visto (visa) e permissão (permit) são duas coisas diferentes e tem funções diferentes.

Visto – É aquele adesivo colado no seu passaporte. É o que te permite ENTRAR num país (nesse caso, o Canadá). E lembrem-se de que os brasileiros precisam do visto canadense para entrar no Canadá.

Permissão (permit) É um papel avulso que costuma ser grampeado pelo oficial de imigração quando você entra no Canadá. Se você já está no Canadá quando aplica para um permit, atualmente eles enviam esse papel para o seu endereço no país. Ele serve para estipular a sua permanência no país, ou melhor, o que você tem permissão para fazer durante a sua permanência. Para estudar ou trabalhar, você precisa de uma permissão específica para o que você vai fazer.

Ou seja, se seu visto vencer enquanto você está no Canadá, mas a sua permissão ainda estiver válida, não há nenhum problema porque a permissão lida com a sua permanência aqui, caso você tenha uma permissão. E caso sua permissão esteja válida e seu visto vencido e você resolver sair do Canadá e voltar, você não conseguiria entrar no país, porque é o visto que determina a sua entrada aqui.

Agora, vamos saber do que você precisa pra estudar aqui.

Estudar inglês/francês

Nessa parte, vou ter que basear em minhas pesquisas, pois não foi algo que eu passei por experiência própria, ok? São duas as situações para esse caso. E isso vai depender do seu tempo de permanência no país.

Até 24 semanas (aproximadamente 6 meses)

Quem vem pra ficar no país até 6 meses é considerado visitante. E com um visto de visitante você pode estudar algum idioma por até 24 semanas (6 meses). Aqui, eu incluo tanto o visto V-1, quanto o SX-1. Este último é o visto de estudante que não precisa de uma permissão. Ele segue as mesmas regras do V-1 (residente temporário), porém na aplicação você deixa claro suas intenções de estudos e inclui a carta de aceitação da sua escola de inglês ou francês.

A diferença entre esses dois vistos é determinada na hora que você responde um questionário antes de realizar sua aplicação online. Se você disser que sua intenção é estudar por menos de 6 meses, será o visto SX-1. Se você disser que vai visitar o país por menos de 6 meses, é o visto V-1. Mas os dois permitem que você estude um idioma nesse período.

E como dito, o tempo de permanência máxima no Canadá com esses vistos é de 6 meses (ou o tempo que o oficial de imigração definir quando você chegar ao país).

Mais de 24 semanas

Nesse caso, você já precisa de um visto de estudante e de uma permissão de estudos (study permit). Se o curso durar mais de 6 meses, você precisa tanto do visto quando da permissão que te permitirão ficar aqui por mais tempo estudando. Lembrando que o Canadá NÃO dá permissão para que estudantes de idiomas trabalhem no país.

College, University (curso superior)

Essa parte já é baseada na minha experiência pessoal, foi assim que funcionou a minha aplicação para fazer um College aqui em Toronto.

Bem simples: pra estudar um curso superior (incluindo pós-graduação), você precisa do visto de estudante e também da permissão de estudos (study permit). A parte que costuma gerar um pouquinho de dúvidas é quanto àquelas 20h semanais de trabalho, mas não se preocupe. Você NÃO precisa aplicar pra um work permit (permissão de trabalho) para trabalhar part-time durante o college. Essa possibilidade vem escrita como uma observação na sua própria permissão de estudos.

Aí vem a outra parte que também gera muita confusão e MUITA dúvida: se seu curso incluir um co-op ou field placement, você PRECISA aplicar pra um work permit. Quando você está preenchendo o questionário no site da imigração canadense, antes de fazer a sua aplicação online, repare que essa é uma das perguntas feitas. Quando você responde que há um componente de trabalho no seu curso, um dos documentos exigidos é uma carta do College que fala sobre o field placement.

IMPORTANTE: Sem esse work permit para o co-op, você NÃO consegue realizar o seu estágio/field placement/co-op e, logo, não consegue se formar no seu curso.

Minha experiência: O college decidiu não me enviar essa carta falando do field placement quando fui aplicar para o visto. Então, a recomendação que obtive foi de marcar naquele momento que não há componente de trabalho no meu curso e fiz todo o processo apenas com o study permit. Quando cheguei no Canadá e as aulas começaram, o college me forneceu a carta e me auxiliou na aplicação para o work permit. Esse tipo de permissão não tem custos, então eu apliquei e recebi o permit na minha casa. Só é importante ficar atento ao prazo para não correr o risco de não conseguir realizar o estágio.

Bom, gente. Eu queria mesmo era deixar alguns pontos de confusão mais claros pra vocês, porque apesar de várias coisas serem simples de entender, já vi váááárias dúvidas ou mal-entendidos sobre esse assunto.

Se ainda restaram dúvidas ou se tem algo pra acrescentar, fala aqui nos comentários que a gente tem o prazer de ajudar naquilo que está ao nosso alcance!

Leia Também

Como eu consegui permissão de trabalho para o Cana... Uma das primeiras coisas que me perguntam quando descobrem que estou no Canadá é: como você conseguiu work permit? Veja algumas maneiras!
Carta de Intenção para College Canadense Precisa escrever uma "Letter of Intent" para ser aceito num College do Canadá? Então leia nossas dicas para se sair bem. Uma carta de intenção pode fazer a diferença!
College no Canadá: processos de admissão Fique sabendo como é o processo de aplicação nos colleges do Canadá, quanto tempo demora e quais os documentos necessários, de acordo com minha experiência em três Colleges diferentes, todos em Toront...
Carta de Intenção: Vistos de Estudo e Trabalho Apesar de não ser obrigatória para a aplicação para o visto canadense, a Carta de Intenção (Letter of Explanation) é essencial! Veja o que escrever!

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates