Express Entry: Criação do perfil e ITA

por | out 26, 2017 | Express Entry

Já contamos aqui no blog como funciona o Express Entry, principal processo de imigração para o Canadá. É um post imprescindível pra você que precisa conhecer mais sobre o processo antes de realmente prosseguir pra criar seu perfil e aplicar para imigração.

Mas aqui vão alguns detalhes importantes para quem vai começar esse processo e algumas dicas que podem fazer a diferença.

Num outro post, vamos poder falar mais sobre a documentação a ser enviada, mas nesse momento, vamos falar mais sobre as fases e o que é necessário pra passar por elas.

Criando o Perfil no Express Entry

Para criar seu perfil no Express Entry e ter a chance de ser chamado, você precisa ver se você é elegível e responder um questionário no site oficial da imigração, que será vinculado à sua conta no site do CIC.

Pra criar o perfil, você não paga nenhuma taxa. O investimento todo fica por conta dos seus preparativos pra isso, apenas. As taxas serão pagas apenas depois de receber o ITA, quando você for enviar a documentação.

Não é um processo complicado, é 100% online e achei bastante intuitivo. De fato, nós não sentimos necessidade de um passo a passo nem nada do tipo.

Mas é importante saber o que você precisa ter em mãos nesse momento:

Via GIPHY

  • Nota da prova de proficiência de idioma (IELTS ou CELPIP, no caso de inglês): você vai colocar as notas e o código do seu report também. Sem isso, você não consegue criar um perfil.
  • ECA report (resultado da sua equivalência de diploma): além de optar pela opção que melhor descreve sua formação, você também vai precisar colocar o código do seu relatório para criar o perfil. O ECA não é obrigatório para o CEC, mas sem ele os pontos por formação acadêmica não serão contados, então vale a pena.
  • O NOC para o qual você vai aplicar: como toda a experiência que eu comprovei era no mesmo NOC, informei esse mesmo código. Se minha experiência fosse variada, eu usaria aquele que estou praticando no momento ou que tenho mais experiência.
  • Passaportes, permits, etc: Você vai precisar colocar dados que você encontra nesses documentos, como seu UCI.
  • Dados da sua carteira de trabalho ou contratos, por exempl: você vai ter que informar com exatidão as datas de início e término das experiências profissionais que você vai incluir no seu perfil.

Nessa fase, você não vai precisar enviar nenhum documento, mas é importante lembrar que tudo que você inserir no seu perfil vai ter que ser comprovado depois. Por exemplo, se você tem 10 anos de experiência de trabalho, mas não acha que vai conseguir comprovar tudo da maneira que a imigração exige, coloque apenas informações da sua experiência que será comprovada. Eu ainda recomendaria ter as cartas de comprovação em mãos nesse momento, para ter mais certeza de quais experiências você vai comprovar e, logo, pode ser contada pra calcular seus pontos.

Respondendo a tudo nos formulários online, seu perfil será criado e você já estará disponível para receber um convite no draw seguinte, caso tenha pontuação suficiente.

Editando seu perfil do Express Entry

Vale lembrar que você não precisa preencher tudo do seu perfil de uma só vez. Você pode ir preenchendo aos poucos ao longo de 90 dias. Você só perderá o que foi salvo quando ultrapassar os 90 dias. Também vale a pena saber que você só poderá completar seu perfil se você for elegível a um dos três programas.

Depois de criado, seu perfil ficará ativo por 12 meses e nesse tempo você poderá editar e atualizar suas informações sempre que quiser. Basta acessar a sua conta no site do CIC e fazer as edições na medida em que sua situação mudar. Se você fizer uma nova prova de proficiência, ou se formar em outro curso, por exemplo, basta editar esses fatores no seu perfil.

Recebendo o ITA (convite para aplicar para imigração)

Via GIPHY

A imigração canadense costuma enviar levas de convites mais ou menos a cada duas semanas. Mas é bom lembrar que isso não é uma regra e pode variar, então segure a ansiedade e fique de olho nas pontuações que estão sendo chamadas.

Quando acontece um draw, o CIC anuncia os detalhes dessa chamada e os aplicantes convidados vão receber uma mensagem na sua conta no site (myCIC) em até 24h, recebendo um alerta por e-mail de uma nova mensagem. Essa é a primeira comemoração! Quem é convidado está um passo mais próximo do tão sonhado PR!

Mas não comemore muito porque você terá prazos determinados para a fase seguinte: a aplicação em si. Em até 90 dias depois do ITA, você tem que enviar toda a documentação solicitada e formulários preenchidos. E é sobre isso que vamos falar no próximo post!

Leia Também

Express Entry após o ITA: aplicação e envio de doc... Depois do alívio de ser convidado a aplicar para a imigração, chega a fase de selecionar e enviar documentos e a ansiedade pela aprovação.
Apresentação: Vem Canadá! Bem-vindo ao Vem Canadá! Nesse vídeo de apresentação, você vai conhecer a gente e saber o que pretendemos com nosso canal do YouTube e blog. Vai ter muito conteúdo bom pra vocês!
Express Entry: como funciona e como conseguimos Conheça o principal processo de imigração para o Canadá, como ele funciona, o que você precisa pra ser elegível e como nós conseguimos imigrar pelo Express Entry.
Imigramos para o Canadá: Landing como Residentes P... Nós imigramos para o Canadá! Agora somos residentes permanentes e contamos pra vocês como foi a etapa final desse processo, o landing.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates