Glossário Canadense

Entenda os termos mais usados com relação a vistos, imigração, estudo e trabalho no Canadá.

Canadian Experience Class (CEC)

O Canadian Experience Class (CEC) é um dos principais processos de imigração canadense, voltado para pessoas que têm pelo menos um ano de experiência de trabalho qualificada no Canadá. Para aplicar pra esse processo, é necessário passar pelo sistema do Express Entry. Veja mais informações e critérios para aplicar para o CEC.

CELPIP

Prova de proficiência de inglês que avalia conversação (speaking), escrita (writing), leitura (reading) e compreensão auditiva (listening). O CELPIP só é oferecido no Canadá e tem duas modalidades:

  • CELPIP General: o mais conhecido e utilizado para processos de imigração
  • CELPIP LS: uma modalidade que avalia apenas listeling e speaking e é utilizado para quem vai aplicar para o processo de cidadania.
Co-op / Field Placement

Co-op ou field placements são componentes de trabalho dos cursos, os estágios obrigatórios. Muitas vezes, dependendo da província, eles não são remunerados. Eles fazem parte do curso (são oficialmente uma matéria) e têm duração e carga horária variada de curso pra curso.

Draw

Draw, muitas vezes traduzido erroneamente como “sorteio”, é cada leva de ITAs (convites para aplicar) enviada a pessoas que têm perfil criado no Express Entry. Em cada chamada dessas, é definido uma pontuação de corte, e todos que têm pontuação igual ou superior a ela é convidado a aplicar para a residência permanente.

ECA (Educational Credential Assessment)

Educational Credential Assessment (ECA) é o que chamamos de equivalência de diploma. É um processo necessário para avaliar qual o curso e nível canadense seria o equivalente à nossa formação brasileira. É um requisito da imigração canadense para considerar a nossa formação acadêmica brasileira como parte do nosso perfil para um processo de residência permanente. Saiba mais sobre o ECA e as instituições autorizadas a fazer o procedimento.

Express Entry (EE)

Express Entry é um sistema que seleciona pessoas que desejam aplicar para residência permanente para o Canadá por três processos diferentes: Federal Skilled Worker (para trabalhadores qualificados), Canadian Experience Class (para pessoas que tem experiência de trabalho qualificada dentro do Canadá) e Federal Skilled Trades (para trabalhadores qualificados de algumas profissões específicas). É o principal sistema de imigração e funciona pontuando diversos critérios do perfil de cada pessoa e criando uma espécie de ranking, de onde convidam as pessoas com maiores pontuações para aplicar para a residência permanente.

Saiba mais sobre o Express Entry.

Federal Skilled Worker (FSW)

O FSW é um dos principais programas de imigração canadense, que é analisado por meio do Express Entry. Ele é voltado para trabalhadores qualificados. Veja mais informações e critérios do Federal Skilled Worker.

IELTS

Prova de proficiência de inglês que avalia conversação (speaking), escrita (writing), leitura (reading) e compreensão auditiva (listening). O IELTS existe em duas modalidades:

  • Academic: usado por colleges e universidades
  • General: usado pela imigração canadense
ITA (Invitation to Apply)

Invitation to Apply (ITA) é o convite feito pela imigração às pessoas que têm perfil no Express Entry para, de fato, aplicar para a residência permanente. Ele é enviado àqueles que tiveram pontuação igual ou superior aos pontos definidos em cada draw (cada leva de convite).

Landing

É a sua chegada no Canadá, passando pela imigração na fronteira ou no aeroporto, por exemplo, para se tornar residente permanente. Mesmo após a aprovação no processo é apenas a partir do landing que nos tornamos PRs e é um processo necessário tanto para quem está fora do Canadá quanto pra quem já está dentro do país.

Saiba mais e veja como foi o nosso landing como PRs.

NOC

Significa National Occupational Classification. É uma classificação de todas as profissões no Canadá, segundo áreas e níveis de atuação. Você consegue ver a matriz de NOCs completa aqui, ou pesquisar pelas funções que você exerce ou pretende exercer no site da imigração. Os NOCs considerados como qualificados pela imigração canadense são os dos níveis 0, A e B.

OHIP

O Ontario Health Insurance Plan (OHIP) é o plano de saúde público da província de Ontario. Saiba quem é elegível e como ele funciona nesse post.

Open Work Permit (OWP)

Open Work Permit (OWP) é uma permissão de trabalho aberta. Isso significa que a pessoa tem permissão para trabalhar em qualquer empresa do Canadá, não precisando ficar sempre com o mesmo empregador.

PGWP (Post Graduation Work Permit)

PGWP ou Post Graduation Work Permit é um visto de trabalho temporário dado exclusivamente para pessoas que concluíram um curso superior no Canadá, seguindo alguma regras definidas pela imigração. Veja todos os critérios do PGWP e saiba como esse visto funciona no site da imigração canadense.

PR (Permanent Resident ou Permanent Residence)

Residência ou Residente Permanente. É como se fosse o “green card” canadense, quando a pessoa imigrou permanentemente para o Canadá, mas ainda não possui cidadania canadense. Veja como nós conseguimos a residência permanente.

Social Insurance Number (SIN)

Social Insurance Number (SIN) é um documento bem semelhante ao CPF brasileiro. É um número utilizado pelo CRA (Canadian Revenue Agency, o equivalente à Receita Federal) para questões de impostos e, também, para fazerem avaliação do seu histórico de crédito. Saiba mais sobre o SIN nesse post.

Study Permit

Study permit (SP) é uma permissão de estudos. É um documento dado para quem pretende estudar mais de seis meses no Canadá. Quem pretende estudar menos de seis meses não precisa aplicar para uma permissão de estudos.