Inverno em Ottawa: passeios no frio extremo

por | jan 31, 2018 | Passeios e Viagens

No fim de 2017, decidimos fazer uma viagem a Ottawa bem no meio de uma longa onda de frio extremo (e coloca extremo nisso). Foi dolorido, tivemos que deixar de fazer alguns passeios que gostaríamos muito, mas a cidade em si fez tudo valer muito a pena.

Não vou falar muito do frio em si, mas como ele foi o pano de fundo de toda nossa viagem a Ottawa, obviamente será um grande elemento desse post também. Toronto também estava bem gelado, mas, como sempre, Ottawa sempre está uns bons graus abaixo.

Só para dar um contexto, chegamos a pegar sensação de -37 mais de uma vez na cidade, e isso durante o dia.

O que não conseguimos fazer

Nós acabamos fugindo muito de passeios outdoor. Queríamos muito conhecer o Gatineau Park, que fica na região, principalmente suas trilhas de inverno. Mas a ideia de fazer longas caminhadas ao ar livre não nos pareceu muito boa.

Patinação no Rideau Canal

Mas o que foi realmente decepcionante foi que o Rideau Canal, mesmo com temperaturas tão extremas, não estava aberto ainda pra patinação. O Rideau Canal é literalmente um canal que passa no meio da cidade e que, no inverno, quando ele congela, ele se transforma numa pista de patinação de quase 8km de extensão. Em diversas áreas ao longo da pista, você encontra áreas de descanso e serviços, como aluguel de patins, banheiros, vestiários ou até um Tim Hortons pra você se esquentar com um café ou chocolate quente, por exemplo.

Era um pequeno sonho patinar por lá e estava previsto que a pista fosse abrir no final de Dezembro, mas acabou começando a abrir dois dias depois que voltamos de Ottawa. O gelo da pista ainda não estava em boas condições — ele é monitorado e precisa chegar a pelo menos 30cm de espessura pra, então, ser preparado e a pista ser aberta ao público.

Pra quem pensa em patinar por lá, saiba que o padrão é que ele abra de janeiro a março, mas é importante ficar de olho sempre nas condições do gelo para saber se está realmente aberto. Veja o mapa com as condições do gelo de cada parte da pista de patinação do Rideau Canal.

Passeios que mais gostamos em Ottawa

Nós focamos muito em coisas pra se fazer em lugares fechados e alguns foram nossos favoritos e vocês não podem deixar de ir.

Tour no Parlamento

O Parlamento canadense é encantador, tanto por fora quanto por dentro. A visita é de graça, mas você precisa garantir seu ingresso. Todos os dias são disponibilizados ingressos para tours em inglês e francês e você precisa ir a um escritório bem em frente ao Parlamento (90 Wellington Street).

Dica: chegue cedo pra garantir seu ingresso, eles acabam rápido!

É tudo realmente lindo e meio surreal ver os cômodos que só tínhamos visto pela televisão e até aprender um pouco mais sobre o funcionamento da política daqui (que é tão diferente da república brasileira). Sem falar que os guias do Parlamento usam um uniforme que, combinado com o ambiente, fazia a gente pensar que estava em Hogwarts.

Nossa única decepção é que o elevador que leva à torre estava fechado, então perdemos a chance de nos congelarmos enquanto víamos a vista panorâmica de lá. Imagino ser encantador. Mas fica aí mais um motivo pra gente visitar a cidade novamente. Veja aqui mais informações sobre a visita ao Parlamento.

De verdade… não deixe de fazer esse passeio!

Museus – Museu da Guerra

Ottawa é repleto de museus. Nós visitamos apenas um, pelo curto tempo que ficamos lá. Escolhemos o Canadian War Museum e acertamos na escolha! O museu retrata todas as guerras que o Canadá participou e apesar de ser um tema complexo e triste, achamos tudo muito detalhado e foi incrível ver alguns itens originais, como o famoso carro que Hitler usava na Alemanha.

Carro original do Hitler, no Canadian War Museum, em Ottawa, Canadá

Dica: vários museus, incluindo o Canadian War Museum, são de graça às quintas-feiras após as 17h. Vale muito a pena para economizar! Só não vale deixar de visitar, porque com a quantidade de museus, não dá pra deixar de aproveitar!

Rockliffe Lookout

Encontramos esse mirante sem querer, enquanto passeávamos pela cidade, depois de ver a casa do nosso grande amigo Justin Trudeau. Ver o rio congelado, numa paisagem que mais parecia ter sido tirada do filme Frozen foi realmente incrível. O vento estava muuuito forte, o frio estava castigando.

Mirante Rockliffe, em Ottawa, Canadá

Cada foto foi um sacrifício pros nossos dedos que tinham que ficar de fora pra dar o clique, cada minuto foi um sentimento de “por que eu saí de dentro do carro”, mas valeu os poucos instantes que paramos por lá e apreciamos a vista. É lindo!

Depois disso, começamos a ficar de olho em qualquer cantinho que pudéssemos encontrar pra curtir o visual da cidade. Estava realmente muito lindo!

Show de luzes no Parlamento

O show de luzes projetadas no Parlamento canadense é famoso! E realmente merece a fama. Eles ocorrem tanto no verão (que infelizmente não consegui ver em 2017) e no inverno. Enquanto estávamos lá, o show acontecia a cada 15 minutos e durava cerca de 11 minutos.

Show de luzes no Parlamento canadense.

Vou falar pra vocês que foi difícil ficar esses 15 minutinhos parados no frio intenso por lá, viu? A gente mexia bem as pernas, quase que dançando, mas ter roupa adequada é essencial. Sem isso, teríamos passado um bom aperto. O bom disso, é que nessa época fica bem vazio. Já no verão, o Parliament Hill fica bem cheio de visitantes que querem assistir ao show. É emocionante e agrada pessoas de todas as idades!

A cidade

Passear pela cidade em si foi bem legal. Dirigir pelos vários bairros, andar pelas ruas com placas bilíngues (e ser cumprimentada em lugares turísticos nas duas línguas), ou cruzar para Gatineau (cidade grudada em Ottawa que já faz parte de Quebec, que é onde nos hospedamos) e já passar a ler e ouvir tudo em francês, passar por lugares fotogênicos… Foi tudo bem legal!

Fizemos mais algumas coisas e ainda deixamos várias coisas na nossa listinha pra uma próxima visita.

E se quiser ver um pouco mais de como foi nossa viagem, mostramos um pouco no nosso Instagram, nas Highlights do Stories. Dá uma olhada!

Nós gostaríamos de ter passado mais tempo ou até de termos ido numa outra data, quando a cidade estivesse mais cheia de eventos (para o inverno, Janeiro e Fevereiro seriam meses muito melhores nesse sentido).

A partir da primavera, vários outros eventos e até tours em prédios e residências oficiais começam a acontecer também. Então o tipo de viagem e lugares que quer visitar podem variar muito dependendo da época que você for.

Mas a viagem valeu muito a pena e eu não poderia deixar de contar aqui pra vocês como foi.

Quer mais uma dica? Acompanhe a página Ottawa Tourism no Facebook pra ficar de olho no que está rolando na cidade. Tem muita dica legal por lá!

Leia Também

É Natal no Toronto Christmas Market Nesse clima natalino, visitamos essa feirinha tradicional em Toronto e contamos pra você! Será que vale a pena? Vem ver como é!
Primeiro jogo de Hockey em Toronto Não dá pra perder a oportunidade de ir a um jogo do esporte mais amado pelos canadenses! Fomos pela primeira vez a um jogo  para ver o Toronto Maple Leafs!
Onde patinar no gelo em Toronto Patinação no gelo é uma das atividades mais tradicionais no inverno canadense. Descubra onde tem uma pista de patinação perto de você.
A gente veio, Canadá! Chegamos! E agora vamos contar pra vocês da nossa viagem e como é passar pela imigração nos EUA e no Canadá pra você se preparar!

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates