Niagara Falls durante o inverno

por | mar 20, 2018 | Passeios e Viagens

Nossa segunda viagem nesse inverno foi para Niagara Falls e Niagara-on-the-lake. E foi uma experiência bem diferente da curta viagem que fizemos durante o verão de 2016, que foi tão curta que nem chegamos a mostrar pra vocês aqui no blog.

Não só pela temperatura em si, mas porque o clima em si faz com que as opções de atrações na cidade sejam mais limitados. Não dá pra fazer o passeio no Hornblower até debaixo das cataratas, por exemplo. E como todo lugar no inverno, a cidade é bem diferente. Mas ainda assim, incrível.

Racquel e Paulo, do Vem Canadá, de frente à principal Catarata de Niagara Falls.

Foi uma viagem que valeu muito a pena. E aqui vai algumas dicas e impressões do que fizemos nessa viagem:

Aproveite o trajeto

O caminho de Toronto a Niagara é, obviamente, todo feito numa highway, a Queen Elizabeth Way. Apesar de fazer com que seja muito mais rápido, não tem nada de interessante. Então, recomendo aproveitar a ida ou a volta pra poder seguir por um caminho mais longo, mas bem mais memorável.

Nós dirigimos pela Lakeshore Blvd o máximo que conseguimos. Seja Mississauga, Oakville ou Burlington, acompanhar o lago sempre era mais bonito. Casas maravilhosas (ou mansões mesmo!), regiões charmosas da cidade, píeres e parques com vistas incríveis… Não dá pra se cansar disso!

Visite pelo menos uma vinícola

Chegando mais perto de Niagara e Niagara-on-the-lake, você vai se cansar de ver placas falando da rota do vinho e das wineries da região.

Se você é fã de vinho, você pode inclusive contratar tours (alguns que saem de Toronto, inclusive) para poder visitar várias vinícolas num mesmo dia, ou montar o próprio roteiro por conta própria.

Algumas vinícolas oferecem o tour e até a degustação de alguns vinhos de graça. Nós visitamos apenas a Pillitteri Estates Winery. Além do tour, duas das quatro opções de vinho eram cortesia. Nós também fizemos questão de provar o famoso icewine, uma especialidade canadense, que era pago à parte (um custava $2 e o outro $4).

Tour - Vinícula Pillitteri Estate em Niagara-on-the-lake

Vale a pena checar por eventos com a temática do vinho. Outono e inverno são cheios de eventos pra quem quer apreciar o vinho da região.

Caminhe por Niagara-on-the-lake

Depois de passar por todas as vinícolas de Niagara-on-the-lake, você vai chegar no cantinho mais charmoso da região. A parte histórica de Niagara-on-the-lake é simplesmente uma fofura. Ficamos por lá bem pouquinho, mas foi suficiente pra dar uma caminhada pela cidadezinha. E te digo que nem um dia nublado de inverno foi suficiente pra tirar o seu charme.

Veja as Cataratas à noite também

Cataratas do Niagara (Niagara Falls) iluminadas à noite

Se as quedas d’água são maravilhosas de dia, você precisa vê-las de noite! Elas são iluminadas e ficam simplesmente deslumbrantes. E os melhores lugares ficam bem mais vazios de noite também.

Compre o Wonder Pass (ou não)

Os passeios mais tradicionais são os que são vendidos pelo Niagara Parks (afinal, as Cataratas fazem parte de um parque nacional). E você pode comprar um passe que inclui vários passeios em um só, um dos seus deals passes.

Vista do Table Rock Welcome Centre, em Niagara

Em questão de economia, vale muito a pena. Mas sinceramente falando, os passeios disponíveis durante o inverno não valem todos tanto a pena assim, não. O que mais valeu a pena em comprar o Wonder Pass em si foi o transporte na linha de ônibus turística WEGO ilimitada por dois dias. Isso facilita muito a vida justamente pelo próximo ponto.

Vale dizer que o Adventure Pass, vendido no verão, inclui muito mais coisas e certamente vale muito mais a pena!

Deixe o carro pra trás

Deixe o carro no estacionamento do seu hotel ou Airbnb e vá de WEGO ou a pé pras atrações. Estacionamento perto das cataratas é muitíssimo caro. Mesmo. E dependendo da época, vai estar lotado. Assim como em outras partes da cidade.

Curta a Clifton Hill

Essa famosa ladeira de Niagara é uma maravilha e uma tragédia ao mesmo tempo. Fliperama, museus de coisas estranhas, mini-golf, casa mal assombrada… tem de tudo. O ano todo. Tem que segurar as crianças e se segurar pra não voltar a ser criança também. Dá pra se divertir muito sem passar frio, hehe…

Além disso, é lá que fica a famosa Sky Wheel, a roda-gigante com vista pras Cataratas do Niagara.

Eu só não recomendo o Museu de Cera de Clifton Hill. As únicas estátuas que se parecem com os famosos são as que estão nas vitrines do lado de fora.

No site de Clifton Hill você também consegue comprar um passe pra economizar nas atrações dessa rua. Ótima opção!

Vá no frio intenso, se conseguir encarar

Se é pra ir no inverno, quanto mais frio melhor pra encontrar paisagens incríveis. As cataratas se congelam parcialmente e onde bate água, tem gelo se formando. Os fotógrafos piram!

Cataratas do Niagara (Niagara Falls) no inverno

A gente não foi no auge do frio, mas como nesse inverno o frio intenso durou muito tempo, ainda encontramos vários sinais dessa paisagem do filme Frozen.

Mas é claro que, pra isso, tem que se preparar. Mesmo quem quer só ver as cataratas se molha com as muitas “gotículas de água” que caem, e isso acontecendo a -30 não deve ser nada fácil!

Aproveite cada passeio

Como mencionei, os passeios mais tradicionais fazem parte do Niagara Park. Nem todos funcionam em todas as estações e você consegue ver direitinho quais estarão funcionando na época da sua viagem.

No inverno, o Wonder Pass inclui:

  • Journey Behind the Falls – um passeio por túneis que passam por trás da queda canadense. Ver a queda de trás não teve muita graça, uma janelinha tão pequena! Mas foi bem legal ir na área semi-aberta que fica bem do lado da queda. No verão, deve ser ainda mais legal, porque inclui um deque externo de madeira bem próximo a tudo. Só pra se molhar mesmo, haha…
  • Butterfly Conservatory – ótimo pra quem ama natureza e borboletas. Crianças vão amar! Mas confesso que esperava mais do local. Mas ainda assim é lindo. Além da área das borboletas, eles tem uma área do lado de fora com vários animais diferentes e os criadores chegam a passear com algumas aves pra todo mundo poder apreciar. A área externa também parece ser linda… no verão, é claro, haha… É porque o Butterfly Conservatory fica no Jardim Botânico de lá. Então imagina só como deve ser!!
  • Floral Showhouse – depois de tanto tempo de inverno, eu estava animada pra ver flores, então gostei desse passeio estar incluído. Mas confesso que também esperava mais. Algumas partes das estufas estavam fechadas e eu queria tanto mais espaço quentinho em meio à natureza… Mas os amantes e entendidos de flores e plantas vai curtir muito!
  • Niagara’s Fury – uma espécie de simulador que conta a história das cataratas. Tem água, neve, plataforma que se move e vídeo 360 graus. Até que é bem divertido. Faz todo mundo se sentir criança.

Sem falar no acesso aos ônibus da WEGO, cupons e acesso Falls Incline, que é um trenzinho inclinado que te poupa de subir e descer uma baita de uma ladeira, cortando um bom caminho, ainda te dando vista para as Cataratas. Esse Falls Incline é algo que eu nunca pagaria pra andar avulso, mas que aproveitei bem por estar incluído. Fiquei igual criança querendo ter vista privilegiada, haha.

Lembrando: no verão, o Adventure Pass inclui outros passeios (e tem outro preço também, é claro).

Aproveite a natureza

Niagara é um lugar naturalmente lindo. E não falo só das Cataratas. Parques, jardins, muita coisa que mesmo no inverno permanece maravilhoso. Um lugar que eu amei ver, mas que pode parecer sem graça, é o Whirlpool (Redemoinho) de Niagara. Mais uma vez, durante o verão você tem algo a mais que é poder passear numa espécie de bondinho por cima dele. Mas só de chegar na beirada do rio Niagara e ir vendo e decifrando como ele acontece, e apreciando a vista daquele lugar… Foi bem legal mesmo!

Niagara Whirlpool (Redemoinho do rio Niagara)

Tudo deixa a gente assim meio boquiaberto!

E, claro, as cataratas em si são incríveis! Não vou comparar com Cataratas do Iguaçu (que infelizmente não conheço de perto ainda), porque é desleal e bem diferente. Mas as quedas de Niagara são lindas. E o melhor: a vista do Canadá é privilegiada!

Niagara no inverno

A queda que fica do lado americano é virada pro nosso lado e a Horseshoe, a principal queda, que é canadense, também é vista bem mais facilmente do lado do Canadá.

Leia Também

Atividades Favoritas no Outono O outono é minha estação favorita: traz um clima maravilhoso, as cores mais lindas e a chance de fazer coisas únicas e cheias de tradição!
VOLTA: Cirque du Soleil – Espetáculo em Toro... Tivemos a chance de assistir ao espetáculo VOLTA, do Cirque du Soleil, aqui em Toronto. Veja o que achamos do show e não deixe de assistir!
Primeiro jogo de Hockey em Toronto Não dá pra perder a oportunidade de ir a um jogo do esporte mais amado pelos canadenses! Fomos pela primeira vez a um jogo  para ver o Toronto Maple Leafs!
Basquete e Baseball em Toronto Toronto é uma cidade maluca por basquete e baseball, além do hockey. Então veja como é assistir ao Raptors e Blue Jays jogando por aqui!

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Booking.com

Ganhe desconto no Airbnb