SIN Number: O que é e como fazer?

por | dez 21, 2015 | Dia a dia e adaptação, Trabalho

Se você acha que a burocracia acaba depois que o visto é aprovado, você está super enganado!

Além de você ainda precisar pegar as suas permissões (caso você esteja vindo estudar por mais de 6 meses ou trabalhar), como falamos no nosso vídeo de chegada ao Canadá, você também vai precisar de um documento especial: o SIN.

O SIN, ou Social Insurance Number, é o documento mais importante para quem vai morar no Canadá e, principalmente, quem vai trabalhar aqui. Ele nada mais é que o equivalente ao nosso CPF nas terrinhas canadenses. Olha só se não parece muito!

  • Já foi um cartão (por isso muita gente ainda chama de SIN Card), mas assim como o nosso CPF, hoje é só um número numa folha impressa que você tem que decorar.
  • É secretíssimo! Assim como o CPF, é um número que você tem que guardar debaixo de sete chaves, senão podem até roubar sua identidade.
  • Não tem foto. É apenas uma sequência de números ligada a seu nome.
  • Sem ele você não pode trabalhar, ele é essencial no momento da contratação e é com ele vão relacionar você aos impostos que você paga.

Quem pode ter o SIN number?

Como ele é essencial para o trabalho, apenas pessoas com permissão de trabalho têm direito ao SIN number. Ou seja:

  1. Cidadãos canadenses
  2. Residentes permanentes
  3. Estrangeiros com visto de trabalho
  4. Estudantes com permissão para trabalho

Se você está com visto de turista ou de estudos sem permissão para trabalho (o que é o caso de quem está fazendo um curso de idiomas, por exemplo), você não precisa e não tem direito ao SIN.

Por que o SIN é tão importante?

Um documento como esse é um dos mais essenciais por aqui. A principal razão, nós já falamos: você precisa dele para trabalhar! Mas é claro que existem outras. Apesar de ser um documento secreto e pessoal, assim como acontece com o CPF brasileiro, o SIN também é solicitado por algumas empresas privadas para confirmação de identidade e avaliação de crédito.

Nesses casos, você não é obrigado a fornecer seu SIN, mas não é ilegal que as empresas solicitem.

Ele geralmente é solicitado em casos como:

  • contratação de plano de celular ou internet;
  • aplicação para aluguel de imóvel;
  • abertura de conta bancária, etc.

No nosso caso, não precisamos do SIN para abrir nossa conta bancária, mas atualizamos depois com nosso número, para o nosso histórico de crédito ser atualizado direitinho com o tempo. Na hora de fazer o plano de celular, utilizaram nosso SIN para fazer a verificação do nosso histórico de crédito também.

Na hora de aplicar para um aluguel de imóvel, também é comum pedir e de fato não sabemos se o não fornecimento desse número pode causar algum impacto negativo na aplicação. Mas pelo menos informando que temos o SIN, mostra que temos permissão para trabalhar no país.

Como obter o SIN Number?

A emissão do SIN é muito fácil. Basta você ir a um Service Canada Centre na sua cidade, levando o seu passaporte, visto canadense e permissão. Lembrando que a permissão já deve estar válida! Se a sua permissão é de estudo e trabalho e será válida apenas no primeiro dia de aula, você deverá esperar essa data para emitir o seu SIN number.

Chegando lá, é bem tranquilo. Quando fomos, o Service Canada estava um pouco cheio, então tivemos que esperar um pouquinho. Mas o atendimento é rápido, tranquilo e sem muita burocracia.

Depois disso, é só guardar o papel direitinho e memorizar o número 🙂

Leia Também

Saúde Pública em Ontario: quem tem acesso ao OHIP... O sistema de saúde canadense é público, mas as regras pra ter o direito de acessá-lo variam por província. Veja como funciona em Ontario.
Cheguei em Toronto! E agora? – Burocracias, ... Algumas burocracias são importantes correr atrás assim que você chega no Canadá. Nossa lista serve como um lembrete pra conseguirem se organizar na sua chegada em Toronto.
Dirigindo com CNH em Ontario: regras e prazos Está vindo pra Toronto ou outra cidade de Ontario e quer dirigir por aqui? Saiba as regras pra usar sua carteira de motorista brasileira.
Como eu consegui permissão de trabalho para o Cana... Uma das primeiras coisas que me perguntam quando descobrem que estou no Canadá é: como você conseguiu work permit? Veja algumas maneiras!

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates