Transporte em Toronto: Metropass e Desconto pra Estudante

por | jul 27, 2016 | Dia a dia e adaptação, Toronto

Hora de falar sobre transporte por aqui! Vale alertar que essas regras e preços estão previstos para valer apenas até o fim desse ano, pois o transporte público de Toronto está passando por mudanças. Antes de falar dessas mudanças (já que nada está muito claro ou decidido ainda), vamos falar como é hoje para ajudar quem está chegando.

A empresa de tranporte público aqui de Toronto chama-se TTC, uma sigla que você provavelmente vai usar todos os dias. Ela cuida do sistema de metrô, ônibus e streetcars (bondinhos) da cidade de Toronto.

Formas de pagar o transporte

Hoje em dia, existem basicamente três formas de pagar o transporte aqui: dinheiro, token e passe (que costumamos chamar de Metropass).

Dinheiro

Parece óbvio, mas tem um detalhe muito importante a ser falado: o dinheiro tem que estar contadinho. Ônibus e streetcars não têm trocador/cobrador, então, não tem ninguém pra ficar dando troco. Você vai ver do lado do motorista ou do guichê da estação uma caixinha transparente e é só por o dinheiro contadinho e entrar.

Você vai pegar com o motorista ou numa máquina vermelha na estação um ticket que é sua “prova de pagamento” (proof of payment) e seu transfer, que você precisará mostrar caso algum fiscal apareça ou caso você vá fazer uma integração com outro ônibus/metrô/streetcar.

O valor para quem paga em dinheiro é $3.25.

Token

Tokens são moedinhas bem minúsculas que você pode comprar nas estações de metrô. Elas saem mais baratas do que pagando apenas em dinheiro, mas você precisa comprar pelo menos três a cada vez.

Da mesma forma que é feita com o dinheiro, você coloca o token na caixinha e pega seu transfer para comprovar o pagamento e conseguir integrar com outro transporte.\r\n\r\nO preço do token está $3, o mínimo de 3 tokens sai a $9. Há desconto para idosos e estudantes entre 13 e 19 anos (que estão até o High School), com ID do TTC.

Passes

Os passes se dividem entre diário, semanal e mensal.

O passe diário custa $12.50 e te permite usar o transporte público quantas vezes quiser no dia. E aos finais de semana, você pode comprar um passe apenas e usar pra toda uma família ou grupo (1 adulto e até 5 menores ou 2 adultos e até 4 menores). Você pode comprar o passe nas estações, locais autorizados ou até pelo app TTCconnect e apenas mostrar no celular!

passe semanal é um cartão que vale para uso ilimitado durante uma semana (óbvio, né? haha). Ele vale de segunda-feira a domingo e pode ser comprado da quinta-feira anterior até a terça-feira da semana que já esta sendo contada. Ele custa $43.75 e também há desconto pra idosos e estudantes menores de idade.

passe mensal é o mais comum, o famoso Metropass. Obviamente ele dá acesso ilimitado durante o mês e é vendido a partir do dia 24 do mês anterior até o quarto dia útil do mês que está valendo (com exceção das estações de Davisville e Yonge, que vendem até o dia 15, mas aí já nem deve compensar mais). Agora, vamos conversar sobre os preços e possíveis descontos!

Preços e descontos do Metropass – Passe mensal

O valor padrão do metropass é $146.25. Mas há descontos mais uma vez para idosos e estudantes menores de idade, além de estudantes de curso superior! Aeeee!

Estudantes de College/Universidade

Quem é um estudante pós-secundário (post-secondary) tem um desconto e o passe mensal fica apenas $116.75. Mas você precisa andar sempre com um ID do TTC específico para estudantes.

Pra fazer esse ID, você precisa ir na Sherbourne Station com um comprovante de matrícula e uma identidade com foto (seu passaporte ou Ontario Photo ID, por exemplo) e pagar $5.25 (se você fizer em uma visita que o TTC fizer no seu college/university, o preço é de $7). A carteirinha fica pronta na hora e aí você vai poder usar seu metropass com desconto.

Todas as informações sobre esse desconto pra estudantes estão nessa página.

UM LEMBRETE IMPORTANTE: já vi muitas pessoas comentando que conseguiram comprar o passe de estudante de college sem mostrar a carteirinha. Isso acontece porque eles NÃO pedem o ID pra vender pra você. É de sua responsabilidade mostrar o ID junto do metropass quando for entrar em qualquer ônibus, estação ou streetcar ou quando houver alguma fiscalização.

E vale lembrar também que esse desconto é apenas para estudantes de college/universidade. Estudantes de idioma não têm direito a esse metropass, ok?

Metropass VIP

Esse VIP significa Volume Incentive Programs. É quando empresas compram metropass em grandes quantidades para seus empregados poderem comprar mais barato. Ele custa entre $128.75 e $131.75. Algumas escolas de idiomas, colleges e empresas oferecem essa opção, então vale a pena verificar caso você trabalhe numa grande empresa ou estude numa escola grande. E é mais uma coisa que vai acabar com a mudança do TTC.

Plano anual

Você pode também se cadastrar num plano anual e receber o metropass com desconto na sua casa todo mês, pagando mensalmente pelo cartão de crédito. Nesse plano, o metropass sai a $129.75, e há desconto, mais uma vez, apenas pra idosos e estudantes menores de idade.

Mudança no TTC

TTC, como falei, é a empresa que cuida do transporte da cidade de Toronto, mas não das cidades vizinhas. O sistema que faz o transporte metropolitano é outro e eles utilizam o cartão Presto, que é um cartão mais parecido com o que nós utilizamos no Brasil: você carrega com uma quantia e vai gastando à medida que vai usando. A diferença principal é que quem tem o cartão tem desconto comparado a quem compra tickets avulsos.

Esse cartão está começando a ser aceito nas estações de Toronto e ônibus e já é aceito nos streetcars. A intenção é que todo o sistema do TTC passe a aceitar e seja substituído pelo Presto no ano que vem. Isso deixa muitas dúvidas, porque não se sabe ainda se manterão algum sistema parecido com o metropass (de pagar e usar à vontade naquele período).

Então, 2017 ainda é um mistério.\r\n\r\nTuuuuudo que falei está esclarecido, com suas regras, valores e funcionamento no site do TTC.

[EDIT]: O post foi editado com atualização dos valores, que foram alterados pelo TTC em Janeiro/Fevereiro de 2017.

Leia Também

ALUGUEL EM TORONTO: como são os imóveis Vai vir estudar ou morar no Canadá? Então, uma das primeiras coisas a resolver é o aluguel de um apartamento ou basement. Confira nossas dicas pra saber o que esperar dos imóveis de Toronto.
Plano de Celular no Canadá: O Guia Definitivo Criamos um guia com base em nossa experiência pra te ajudar a contratar o plano de celular certo pra você aqui no Canadá
Marcas baratas nos mercados canadenses Pra não ficar perdido quando chegar num mercado canadense, saiba quais são as marcas mais baratas e onde encontrá-las! Tem que economizar!

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates