Avaliação de Colleges no Canadá: Os KPIs de Ontario

por | mar 20, 2020 | College

Você sabia que todos os cursos e colleges de Ontario são avaliados anualmente e que os resultados são publicamente divulgados? Pois é! O governo de Ontario faz uma pesquisa extensa e séria com os estudantes e ex-estudantes de todos os colleges públicos que definem os principais KPIs (Key Performance Indicator) e isso pode ser um ótimo critério pra escolher seu college e curso aqui no Canadá.

Eu imagino que outras províncias tenham algo semelhante, mas como meu conhecimento é só daqui de Ontario, esse será o foco.

Já sobre colleges privados, eu não sei bem como funciona essa pesquisa, mas existe, sim, uma pesquisa semelhante e você pode conferir os resultados aqui.

Os KPIs dos Colleges: critérios avaliados

São cinco fatores que são avaliados e divulgados por essa pesquisa:

  • Student Satisfaction – Satisfação de quem ainda é estudante com o college e o curso especificamente.
  • Graduation Rate – Taxa de graduação de cada curso do college (e no college como um todo).
  • Graduate Employment – Taxa de empregabilidade de cada curso e do college como um todo, assim como outros dados, inclusive de salário.
  • Graduate Satisfaction – Satisfação das pessoas que se graduaram no college com o curso e com o college.
  • Employer Satisfaction – Satisfação dos empregadores com relação à pessoa que estudou naquele college.

Respondendo à pesquisa

Durante o curso, uma amostra dos alunos de todos os colleges de Ontario respondem uma pesquisa encomendada pelo governo de Ontario. Ela é diferente das pesquisas padrão que o próprio college costumam fazer (que no Centennial College eram semestrais e online). Elas são feitas em papel, dão um lápis. Me sentia numa prova. E as perguntas são sobre o college e o curso que você faz. Essas respostas são usadas para gerar a avaliação da satisfação do aluno com o curso e com o college.

via GIPHY

Após seis meses, pode se preparar, você vai receber uma ligação insistente de uma pessoa que diz estar fazendo uma pesquisa em nome do college em que você estudou. Eles vão querer saber se você está empregado, se é part ou full time, se é relacionado ao curso, se seu curso contribui pra esse emprego, se você voltou a estudar depois de ter se formado e outras coisas relacionadas. Essa pesquisa contribui com a taxa de empregabilidade do college. Também devem pedir contato do seu empregador para que façam uma pesquisa com eles, pra contribuir com a taxa de satisfação do empregador com o college/curso também. Pelo menos no caso da Centennial, eles costumam dar um gift card de $5 pra quem responde a pesquisa. Melhor coisa: minha completa honestidade dos pontos positivos e negativos do college em troca de um crédito na minha conta da Amazon!

Depois de dois anos, me ligaram novamente com o mesmo tipo de pesquisa. Mais $5! Você consegue ver as perguntas que eles fazem no site oficial do College KPI.

Como encontrar a avaliação dos colleges de Ontario

Essa é a parte mais chata. Porque os dados estão espalhados em vários lugares e consolidados de forma diferente.

No site oficial do Ministry of Traning, Colleges and Universities e no Colleges Ontario, eles divulgam anualmente os resultados a nível dos colleges. Ou seja, não focam em cursos específicos, mas sim na avaliação de cada college como um todo. Eles mesmo alertam que a comparação entre colleges pode ser injusta quando você compara colleges de cidades diferentes, tamanhos diferentes, etc. Então, é sempre bom usar isso em conjunto com outros dados. Inclusive, analisando dados de cursos específicos.

E achar dados de cursos específicos é que é a parte terrível. Porque nem todos os colleges divulgam essas informações tão facilmente o tempo todo. Triste, né? O Centennial College, por exemplo, só tem divulgado (pelo menos das últimas vezes que pesquisei, até o momento que escrevo esse post), a parte de Graduate Employment da pesquisa. Já o Sheridan College, por exemplo, tem os relatórios completos.

Uma forma interessante de pesquisar essa parte é utilizar o Employment Profile do governo de Ontario. Você consegue comparar vários cursos com base nos KPIs, e os gráficos mostram o histórico dos últimos anos e a média de todos os cursos pra comparação.

Olha só esse exemplo de comparação entre os dois cursos que eu fiz (Public Relations, em laranja, e Interactive Media Management, em vermelho) para employment rate:

Comparação entre Dois Cursos de Collede de Ontario

Vale lembrar que quando são poucos os respondentes, algumas informações não são reveladas por questão de privacidade mesmo. Tá aí mais um motivo pra sempre topar responder essas pesquisas: ajudar quem vai pesquisar sobre seu curso no futuro!

Depois de ter todas essas informações, fica bem mais fácil tomar uma decisão sobre qual college ou qual curso escolher!

Leia Também

Impressões sobre College no Canadá Nesse vídeo, vocês vão saber como foi o primeiro semestre do meu curso aqui em Toronto e o que esperar quando vier estudar em um college aqui no Canadá.
CUSTOS DE UM COLLEGE: Planejamento Financeiro Para fazer college no Canadá, é preciso muito dinheiro! Mas não se desespere! Veja como conseguimos alcançar esse sonho começando do zero.
College: Orientation Day e Início das Aulas Saiba quais são meus medos, expectativas e impressões nesse início das aulas no Centennial College e o que esperar de um College no Canadá.
Tradução Juramentada: o que traduzir para College?... Está se preparando para aplicar para um College no Canadá? Então saiba quais documentos você vai precisar traduzir!

Comentários

Empresas Brasileiras no Canadá

Siga o Vem Canadá nas Redes Sociais

Empresas Brasileiras no Canadá

Facebook

Instagram

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Ganhe desconto no Airbnb