Carta de Intenção para College Canadense
Já vou começar com uma explicação: essa carta da qual falo nesse post é diferente da carta de intenção que enviamos junto à nossa aplicação para o visto canadense. É importante não confundir as duas coisas!
Dessa vez, vou falar da Carta de Intenção ou de Interesse que pode ser exigida pelo College mesmo, para o momento da aplicação. Em outro post, eu falei como foi o processo de admissão em três colleges diferentes e cheguei a comentar sobre alguns dos requisitos que tive e a Letter of Intent foi um deles.
Mas é claro que não são todos os colleges que fazem essa exigência, então fique atento aos requisitos de cada curso e de cada instituição ?
Não vou colocar um modelo de carta de intenção para vocês seguirem por alguns motivos:
- É algo muito pessoal, em que você fala do seu background acadêmico e profissional e isso vai moldar quais são as suas reais intenções.
- É uma forma de avaliação, então provavelmente até a sua redação em si vai ser avaliada, então não acho que seria muito bacana eu divulgar assim o que eu fiz.
- Com mais um pouquinho de pesquisa (de preferência já em inglês), você encontra vários exemplos desse tipo de carta, já que em outros países isso é muito mais comum. Use esses exemplos para se inspirar. Realmente pode fazer a diferença!
Como escrever a “Letter of Intent” ou “Letter of Interest”?
O primeiro problema que me deparei ao sentar para redigir foi: o que eu tenho que falar nessa carta? É muito complicado pensarmos nisso, já que não temos esse costume aqui no Brasil. Mas, como o nome já diz, é basicamente isso: suas intenções.
Algumas perguntas para você se fazer que podem ajudar:
- O programa tem algo a ver com a sua experiência ou algo que você queira aprimorar profissionalmente?
- O curso complementa algo da sua formação acadêmica?
- O que a instituição ou o curso tem que chamou a sua atenção?
- Por que você procurou isso em outro país e por que essa cidade em específico?
- O que você tem de especial para que a instituição te queira como aluno?
Pois é… no fim das contas, você tem que babar o ovo do College e de si mesmo, mas sem parecer que tá fazendo isso!
O que eu escrevi
No meu caso, eu falei do foco mega acadêmico do meu curso aqui no Brasil e que eu precisava da característica do programa escolhido de ser voltado à prática e de como seria importante para a minha trajetória profissional. E é claro que o fato de ser uma experiência internacional, num país excelente, numa instituição reconhecida e podendo melhorar o inglês não ficou de fora, né!
10 Dicas importantes
- No cabeçalho, comece com seus dados principais: seu nome, endereço, telefone, e-mail… Na minha, eu incluí até um número de inscrição fornecido na minha aplicação. Imaginei que pudesse facilitar alguma coisa, mas não sei se isso foi positivo, não.
- Enderece a carta a alguém em específico: coloque o nome do coordenador do curso ou a pessoa responsável pela admissão, por exemplo. Muitas vezes isso está disponível no próprio site da instituição. Também costumam sugerir colocar inclusive o endereço da instituição.
- Também não se esqueça da data!
- Faça uma carta única para cada instituição que for aplicar.
- Comece fazendo uma breve apresentação.
- Capriche no inglês! Não tenha medo de revisar várias e várias vezes e procurar por novas palavras que deixem o vocabulário mais rico
- Tente personalizar com algo que você saiba sobre o programa, um dos professores ou a instituição. Caso você tenha sido entrevistado ou conversado com algum professor ou coordenador, mencione algo sobre essa conversa. Mostre que você pesquisou bem e que realmente se encaixa nesse curso!
- Não escreva nem pouco demais, nem muito demais! Uma página é suficiente, se conseguir falar tudo.
- Use fonte e tamanhos padrão, como a Times New Roman, Arial ou Helvetica, tamanho 12.
- Termine com uma despedida agradável: respectfully, sincerely, best regards, kind regards… e seu nome novamente, assinando a carta.
Espero que essas dicas tenham ajudado alguém que precisa passar por isso!
Gostou do post? Não se esqueça de curtir e compartilhar, então! Ele pode ser útil para mais alguém!
\r\n
Comentários
\r\n