Carta de Intenção para College Canadense

por | nov 19, 2015 | College

Já vou começar com uma explicação: essa carta da qual falo nesse post é diferente da carta de intenção que enviamos junto à nossa aplicação para o visto canadense. É importante não confundir as duas coisas!

Dessa vez, vou falar da Carta de Intenção ou de Interesse que pode ser exigida pelo College mesmo, para o momento da aplicação. Em outro post, eu falei como foi o processo de admissão em três colleges diferentes e cheguei a comentar sobre alguns dos requisitos que tive e a Letter of Intent foi um deles.

Mas é claro que não são todos os colleges que fazem essa exigência, então fique atento aos requisitos de cada curso e de cada instituição ?

Não vou colocar um modelo de carta de intenção para vocês seguirem por alguns motivos:

  1. É algo muito pessoal, em que você fala do seu background acadêmico e profissional e isso vai moldar quais são as suas reais intenções.
  2. É uma forma de avaliação, então provavelmente até a sua redação em si vai ser avaliada, então não acho que seria muito bacana eu divulgar assim o que eu fiz.
  3. Com mais um pouquinho de pesquisa (de preferência já em inglês), você encontra vários exemplos desse tipo de carta, já que em outros países isso é muito mais comum. Use esses exemplos para se inspirar. Realmente pode fazer a diferença!

Como escrever a “Letter of Intent” ou “Letter of Interest”?

O primeiro problema que me deparei ao sentar para redigir foi: o que eu tenho que falar nessa carta? É muito complicado pensarmos nisso, já que não temos esse costume aqui no Brasil. Mas, como o nome já diz, é basicamente isso: suas intenções.

Algumas perguntas para você se fazer que podem ajudar:

  • O programa tem algo a ver com a sua experiência ou algo que você queira aprimorar profissionalmente?
  • O curso complementa algo da sua formação acadêmica?
  • O que a instituição ou o curso tem que chamou a sua atenção?
  • Por que você procurou isso em outro país e por que essa cidade em específico?
  • O que você tem de especial para que a instituição te queira como aluno?

Pois é… no fim das contas, você tem que babar o ovo do College e de si mesmo, mas sem parecer que tá fazendo isso!

O que eu escrevi

No meu caso, eu falei do foco mega acadêmico do meu curso aqui no Brasil e que eu precisava da característica do programa escolhido de ser voltado à prática e de como seria importante para a minha trajetória profissional. E é claro que o fato de ser uma experiência internacional, num país excelente, numa instituição reconhecida e podendo melhorar o inglês não ficou de fora, né!

10 Dicas importantes

  1. No cabeçalho, comece com seus dados principais: seu nome, endereço, telefone, e-mail… Na minha, eu incluí até um número de inscrição fornecido na minha aplicação. Imaginei que pudesse facilitar alguma coisa, mas não sei se isso foi positivo, não.
  2. Enderece a carta a alguém em específico: coloque o nome do coordenador do curso ou a pessoa responsável pela admissão, por exemplo. Muitas vezes isso está disponível no próprio site da instituição. Também costumam sugerir colocar inclusive o endereço da instituição.
  3. Também não se esqueça da data!
  4. Faça uma carta única para cada instituição que for aplicar.
  5. Comece fazendo uma breve apresentação.
  6. Capriche no inglês! Não tenha medo de revisar várias e várias vezes e procurar por novas palavras que deixem o vocabulário mais rico
  7. Tente personalizar com algo que você saiba sobre o programa, um dos professores ou a instituição. Caso você tenha sido entrevistado ou conversado com algum professor ou coordenador, mencione algo sobre essa conversa. Mostre que você pesquisou bem e que realmente se encaixa nesse curso!
  8. Não escreva nem pouco demais, nem muito demais! Uma página é suficiente, se conseguir falar tudo.
  9. Use fonte e tamanhos padrão, como a Times New Roman, Arial ou Helvetica, tamanho 12.
  10. Termine com uma despedida agradável: respectfully, sincerely, best regards, kind regards… e seu nome novamente, assinando a carta.

Espero que essas dicas tenham ajudado alguém que precisa passar por isso!

Gostou do post? Não se esqueça de curtir e compartilhar, então! Ele pode ser útil para mais alguém!

\r\n

Leia Também

Tradução Juramentada: o que traduzir para College?... Está se preparando para aplicar para um College no Canadá? Então saiba quais documentos você vai precisar traduzir!
College no Canadá: processos de admissão Quanto tempo demora? Quais os documentos necessários? Saiba dos detalhes de processos em três Colleges diferentes, todos de Toronto.
Estudar no Canadá: Vistos e Permissões Que tipo de visto eu preciso pra estudar no Canadá? O que é uma permissão? Pra cada caso, tem uma regra diferente e é preciso ficar atento.

\r\n

Comentários

\r\n

Siga o Vem Canadá

Facebook

Instagram

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Ganhe desconto no Airbnb