Como encontrar Médico de Família em Ontario?

por | abr 25, 2018 | Dia a dia e adaptação

Todos os canadenses, residentes permanentes e temporários que têm acesso à saúde pública (OHIP, no caso de Ontario) precisa ter um médico que o acompanhe em todos os assuntos relacionados à sua saúde e da sua família. É o family doctor, ou médico de família.

Ele atua como uma espécie de clínico geral, mas que na verdade faz muito mais do que o que estamos acostumados no Brasil. Muita coisa de rotina que a gente está acostumado a tratar com especialistas, o médico de família é que vai realizar. E, caso um especialista seja necessário, é ele quem vai te encaminhar.

Ir rotineiramente ao médico de família faz parte do funcionamento do sistema da saúde pública aqui e me tranquiliza muito saber que um profissional só tem todas as minhas informações médicas.

Antes de eu ter acesso à saúde pública daqui, ouvia muitas pessoas falando da dificuldade de encontrar um médico de família que esteja aberto a novos pacientes. Mas quando chegou a minha vez, confesso que não achei essa dificuldade, pelo menos aqui em Toronto. Existem várias formas de encontrar um family doctor disponível pra não depender apenas de indicação de amigos.

Diretório de médicos e cirurgiões

College of Physicians and Surgeons of Ontario tem um diretório de médicos que te permite realizar uma busca bem detalhada. A busca avançada permite que você pesquise com base na proximidade do seu postal code, tipo de médico (basta marcar family doctor, mas também dá pra pesquisar por especialistas), hospital que ele tem relacionamento e até por idioma que ele fala (importante pra quem não tem um inglês bom).

Health Care Connect

O Heath Care Connect é uma serviço do governo de Ontario que conecta pessoas que não tem médico de família a um médico ou enfermeira de família (sim, também existem enfermeiras especializadas a fazerem atendimento similar ao do médico de família). É importante ressaltar que você não pode ter um family doctor pra poder usar esse serviço. Caso você tenha e queira apenas trocar, você precisa se desvincular dele primeiro pra poder usar o Health Care Connect.

Depois de se registrar, eles vão tentar encontrar um médico de família de acordo com suas necessidades e perfil. Se decidir não optar pela recomendação deles, só tentar de novo.

Opencare

Opencare é um site mais voltado para encontrar dentistas (que também recomendamos!). Porém, eles também têm listas de family doctors em cidades como Toronto, Mississauga, Ottawa, etc. Basta colocar seu postal code que ele vai sugerir médicos próximos de você. E o melhor é que você vê avaliações e reviews e ainda consegue marcar as consultas online, o que facilita muito a vida!

Ah, e se você resolver usar o Opencare para encontrar e agendar um horário com um dentista, use este link pra ganhar um $50!

Espero que com essas dicas seja mais fácil encontrar um médico de família e que amenize a ansiedade de vocês quanto a isso. O que não pode é a família deixar de ter acompanhamento médico.

Leia Também

Transporte em Toronto: Metropass e Desconto pra Es... É hora de falar do transporte público de Toronto: como funciona, as diferenças daqui pro Brasil, valores e possíveis descontos.
Dia de Churrasco: Sol, Picanha e Guaraná Com o verão chegando, a temporada de churrasco está aberta! E churrasco aqui tem de tudo: picanha, farofa, guaraná, sol e música brasileira!
SIN Number: O que é e como fazer? O SIN é um dos documentos mais importantes para quem mora ou trabalha no Canadá. Saiba se você tem direito e como emitir o SIN Number.
Um desabafo sobre os primeiros dias no Canadá Os primeiros dias aqui não são nada fáceis. Mesmo sendo a realização de um sonho, não é tudo tão mágico como imaginamos.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Booking.com

Ganhe desconto no Airbnb