Credenciais nos Colleges do Canadá: Diploma, Certificate ou Degree?

por | mar 2, 2020 | College

Esse assunto é algo bem granular sobre a educação superior no Canadá. Mas já houve momentos em que ajudei outros brasileiros a tirar dúvidas sobre isso, então sei que ainda tem gente que pode querer entender um pouco mais sobre o assunto.

Na hora que a gente começa a pesquisar cursos em colleges canadenses, começa a aparecer um monte de informação confusa que a gente não entende. E o tipo de credencial que o curso dá é uma delas.

Estou focando em colleges porque as universidades tem menos variação com relação a credencial, mas as mesmas regras se aplicariam também. Mas vale lembrar que como eu estudei e trabalhei em college de Ontario, tudo que falo aqui pode não se aplicar a todas as outras províncias.

O que são essas tais credenciais?

Isso reflete o tipo de formação superior que você tem. No Brasil, nós temos vários tipos de graduação de nível superior: cursos tecnológicos, bacharelados, licenciaturas, etc. Aqui no Canadá, as credenciais são outras e não necessariamente similares ao que temos no Brasil.

No Canadá, existem 4 principais tipos de credencial do ensino superior:

  • certificate
  • diploma e advanced diploma
  • graduate certificate
  • degree

Um detalhe importante: esse tipo de credencial que eu estou falando, são aquelas credenciais conferidas e reconhecidas pelo governo de cada província, ou seja, é aquilo que vai existir em instituições públicas (ou em raras instituições privadas que tem autorização do governo pra conferir esse tipo de credencial). E vou explicar por que isso é importante daqui a pouquinho.

via GIPHY

Agora vamos ao que interessa:

Certificates

Os certificates são a credencial de nível e importância mais baixa na hierarquia, vamos dizer. Geralmente são cursos de dois semestres (oito meses ou um ano acadêmicos) que servem de base para um outro curso ou são de aspecto mais técnico.

Nos colleges públicos do Canadá, é bem comum ver cursos como Business Foundations, Arts Foundations, por exemplo, que são certificates. Costumam ser mais leves e dão um entendimento dos fundamentos necessários para um outro curso mais aprofundado (um diploma ou um degree).

Estou focando nos colleges públicos justamente por conta dos certificates, que podem trazer muita ambiguidade. Falo de ambiguidade porque eles não podem ser confundidos com qualquer curso livre ou de extensão que você faz por aí (em que fazem um certificado “qualquer” pra quem fez o curso), até porque estamos falando de curso superior. Mas também, não podemos confundir esses certificates com os ofertados por colleges privados, já que esses certificados não são conferidos pela província. E digo isso porque os cursos vocacionais dos colleges privados não costumam ser aceitos por universidades como os certificados dos colleges públicos.

Diplomas e Advanced Diplomas

Agora chegamos nos cursos que são mais comuns e conhecidos por nós que pesquisamos sobre estudar aqui no Canadá. Os diplomas e advanced diplomas são aqueles que quase todo mundo está se referindo quando fala que vai fazer college no Canadá, ou que college no Canadá é parecido com curso tecnólogo do Brasil.

São cursos superiores mais curtos e mais voltados ao mercado de trabalho, o que é uma proposta bem parecida mesmo com a dos cursos tecnológicos brasileiros. A diferença entre eles está na duração:

  • Os diplomas são cursos de 2 anos de duração.
  • Os advanced diplomas são cursos de 3 anos de duração.

Basicamente, um é mais avançado que o outro porque faz você estudar mais! E podem haver diplomasadvanced diplomas muito similares, e aí realmente fica mais claro que o tempo de estudo é o que faz a diferença.

Alguns diplomas podem também ser aproveitados pra alguns cursos por algumas universidades e às vezes até já existe um pathway determinado pra isso. Mas não é o mais comum de ocorrer, já que o foco da maioria é realmente o mercado de trabalho.

Graduate Certificates

Essa é a credencial que obtive aqui nos meus dois cursos e é por isso que fiz questão de deixar ele numa categoria separada…

via GIPHY

Basicamente, são certificates (logo, têm dois a três semestres de duração, o que seriam 8 meses ou um ano acadêmicos), mas são para pessoas já graduadas. Então, em termos de nível, se assemelha muito às pós-graduações brasileiras, só que com muuuuito mais horas de dedicação!

Os requisitos de graduação anterior costumam variar: alguns exigem algum degree, outros aceitam diploma, e alguns até aceitam quem tenha apenas experiência de trabalho relevante. Mas na maior parte das vezes o curso não precisa ser na mesma área do curso. De toda forma, é sempre bom ficar atento a esse tipo de detalhe.

Eu, sinceramente, acho que essa é a credencial menos conhecida por aqui. Desde a minha passagem pela imigração ao chegar no Canadá, até conversas e entrevistas com canadenses, notei que muita gente fica confusa quando se fala de post-grad que não é um mestrado ou doutorado, por exemplo. Mas isso não quer dizer que não vai ser reconhecido pelo mercado, mas talvez dependa muito da área. Eu, pelo menos, não tive problema algum com isso e, pelo contrário, minha pós em Relações Públicas por exemplo era super reconhecida no mercado.

Algo que notei aqui é que 90% dos canadenses com quem estudei nos meus graduate certificates eram pessoas que queriam mudar de área. Então o curso não era uma especialização dentro de uma área que eles já tinham conhecimento. E o curso realmente refletia isso. Ele não inclui as matérias de “ciclo básico” que os diplomas geralmente têm, mas mergulham com tudo no assunto do curso, começando do zero. É praticamente um curso de 4 anos em 1 e por isso é bem intenso.

Degrees

Esse talvez seja os mais fáceis de se explicar, apesar de ter vários tipos: degrees são os bacharelados, mestrados, doutorados, etc.

Aqui no Canadá existem os associate degreesbachelor degrees, professional degrees, master degrees, e o resto que a gente já conhece também. Eles são bem mais comuns em universidades e dificilmente uma universidade vai oferecer algo que não seja degree, mas não são exclusivos delas.

Vários colleges oferecem bachelor degrees, mesmo sendo cursos bem isolados, e alguns até fazem parceria com universidades e oferecem master degrees, por exemplo. Apesar de não ser o foco, vale a pena ficar de olho e não confundir um bacharelado com um diploma, por exemplo.

via GIPHY

Espero ter ajudado a sanar dúvidas na hora de pesquisar cursos nos sites dos colleges e entender direitinho a diferença entre cada um deles. Se tiverem mais alguma dúvida, só perguntar aí nos comentários, que eu tento responder!

Leia Também

Impressões sobre College no Canadá Nesse vídeo, vocês vão saber como foi o primeiro semestre do meu curso aqui em Toronto e o que esperar quando vier estudar em um college aqui no Canadá.
Estudar no Canadá: Vistos e Permissões Que tipo de visto eu preciso pra estudar no Canadá? O que é uma permissão? Pra cada caso, tem uma regra diferente e é preciso ficar atento.
Avaliação de Colleges no Canadá: Os KPIs de Ontari... Os colleges de Ontario são avaliados pelo governo anualmente e os resultados podem te ajudar na escolha do seu college no Canadá! Saiba mais!
CUSTOS DE UM COLLEGE: Planejamento Financeiro Para fazer college no Canadá, é preciso muito dinheiro! Mas não se desespere! Veja como conseguimos alcançar esse sonho começando do zero.

Comentários

Empresas Brasileiras no Canadá

Siga o Vem Canadá nas Redes Sociais

Empresas Brasileiras no Canadá

Facebook

Instagram

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Ganhe desconto no Airbnb