Dirigindo no Inverno Canadense: Cuidados com o Carro

por | out 31, 2019 | Dia a dia e adaptação

Recentemente postei no Instagram sobre winter tires (pneus de inverno) e vi que muitas pessoas se interessaram pelo assunto. Ter um carro disponível para passar o inverno tem muitos pontos positivos, mas não há bonus sem ônus, não é mesmo? Neste post, colocarei alguns pontos para se levar em consideração caso seja seu primeiro inverno com carro ou se você está planejando comprar um. Mas calma, não priemos cânico, pois não tem segredo nenhum.

A preparação vai depender de onde você mora ou pretende morar. As temperaturas e o volume de neve variam entre províncias, então acabam existindo legislações específicas para cada local. Um exemplo disto é a obrigatoriedade do uso de pneus de inverno na província do Quebec entre 1 de Dezembro e 15 de Março.

Mas, tirando algumas peculiaridades, os cuidados pré e durante o inverno são os mesmos e eles serão essenciais tanto para a sua segurança, quanto para a conservação do seu veículo. Caso você nunca tenha dirigido na neve e esteja com medo, saiba que as grandes vias principais são sempre muito bem limpas e dirigir não necessariamente vai ser um pesadelo para você.

Proteção à Pintura e Lataria

Ferrugem no carro - desgaste no inverno

O inverno pode ser duro para o seu carro principalmente por conta da quantidade de sal e químicos aos quais ele é exposto. Estes elementos são utilizados para que as rodovias não congelem mas são agressivos para seu carro. Caso você não queira que ele deteriore com o passar dos anos, é preciso de alguns cuidados:

  • O undercarriage rustproofing é um procedimento feito na parte de baixo do carro, algo como um “anti-ruste” que ajuda a proteger o local que fica mais exposto à água e neve pra que não enferruge. Ele pode ser feito em lava-jatos ou nas próprias concessionárias (pode ser inclusive um ponto importante na hora de negociar um veículo).
  • Para o restante da pintura, o ideal é uma proteção de pintura como polimento com ceramic wax. Para os amantes de carro como eu, as opções do Amazon são inúmeras. Eu particularmente gosto de fazer uma descontaminação da pintura utilizando Clay Bar e uma cera especial para carros pretos antes e depois do inverno, mas eu sou exagerado.
  • O básico que deve ser feito é ao menos lavagens constantes, para evitar que o sal fique muito tempo em contato com a pintura. Alguns lava-jatos oferecem pacotes mensais, trimestrais e até anuais onde você paga um valor e tem direito a lavagens ilimitadas. Aqui em Toronto eu conheço o Nanak, que tem várias unidades em Brampton, Etobicoke e North York, e o Crosstown, ali na região da Dufferin com a St. Clair.

Instalação dos Pneus de Inverno

Embora o uso dos pneus de inverno não seja obrigatório na maioria dos lugares do Canadá, é importantíssimo que você os utilize. Muitos acham que ele serve apenas na neve, mas na verdade o uso dos pneus de inverno é indicado quando os termômetros começam a marcar menos de 7 graus Celsius. Os pneus de verão ou all season não são preparados para baixas temperaturas e suas propriedades mudam, perdendo a aderência mesmo quando não há neve ou água, por exemplo.

Se o fator segurança não for suficiente para você, na província de Ontario ainda existe um desconto de até 5% no seguro do seu carro caso você opte por usar os winter tires. Vale a pena consultar sua seguradora para garantir o que sua apólice fala, pois caso ela exija os pneus e você não os utilize e se envolva em um sinistro, eles não se responsabilizam e a conta pode ser bem alta.

Os pneus de inverno são identificados pelo símbolo de uma montanha com um floco de neve dentro:

O ideal é ter um jogo de pneu de inverno com rodas próprias, pois além de evitar o desgaste a cada fim de temporada, diminui seus custos na hora de trocar de estação.

Block Heater

É comum você ver carros na rua com uma tomada pendurada na parte da frente, ou alguns carros ligados na tomada. Não se trata de um carro elétrico, mas sim de um Block Heater. Caso seu carro fique em garagem descoberta, o uso do block heater faz com que o bloco do motor mantenha-se aquecido, tornando a ignição menos agressiva e  preservando o motor do seu carro. Procure no manual do seu carro para saber onde fica localizado o plug, caso você precise utilizar.

Limpadores de Para-Brisa

Garanta que seus limpadores estejam funcionando bem, eles serão seus melhores amigos no inverno. Ao estacionar, deixe-os sempre para cima, desta maneira você evita que eles grudem no para brisa e vai facilitar a remoção da neve ou gelo do vidro. Algumas pessoas também utilizam meias para cobri-los.

Kit de Remoção de Neve

Tenha sempre no seu porta-malas equipamentos que auxiliam na remoção de neve do seu carro. O ice scraper é utilizado para tirar o gelo dos vidros apenas, nada de passar na lataria do carro, pois esta é a função da snow brush e geralmente eles vêm juntos.

É bom também ter uma pá para os casos em que a neve acumula ao redor do seu carro, ela vai ser essencial principalmente para quem não possui vaga de garagem coberta. Outra coisa que poderá lhe ajudar em caso de atolamento na neve é sal grosso ou, pasmem, areia de gato. Eles ajudarão seu pneu a ter mais tração na neve para que o veículo saia da inércia.

Vale lembrar que ao limpar seu carro, é preciso, além de limpar todos os vidros, remover a neve do teto. Quando a neve do teto não é removida, ela pode derreter um pouco e depois congelar, virando um grande bloco que gelo que pode causar um acidente grave caso deslize de cima do seu carro em movimento.

Kit Sobrevivência

Isto é algo que muitos acabam esquecendo e é composto pelo tipo de coisas que esperamos nunca usar, porém que podem salvar a sua vida em caso de algum acidente. Durante tempestades de inverno, as chances de você ficar preso num lugar ou do seu carro dar algum problema são bem maiores do que em outras estações. Tenha sempre disponível, além de um kit de primeiros socorros, alguns itens como:

  • Lanterna
  • Carregador externo
  • Manta/cobertor
  • Água
  • Comidas não perecíveis como barrinhas de cereal, jerk beef, enlatados, etc.

De Olho nas Placas

Durante os meses mais frios do ano, algumas ruas onde antes era permitido estacionar, passam a não serem mais. Geralmente são rotas dos caminhões removedores de neve. Estacionar nestes locais mesmo quando não há neve alguma é passível de multa ou até do guinchamento do veículo. Eu mesmo levei 2 multas até descobrir de uma bylaw do meu distrito que multa carros estacionados a ruas próximas a highways entre 2 e 6 da manhã. Verifique as bylaws de onde você mora, pois nem sempre há placas na rua indicando os meses e horários proibidos.

É isso, gente! Pode parecer muita coisa, mas é tudo bem simples quando você se acostuma com essas diferenças de se viver num país de frio intenso. Diz aí nos comentários se você tem mais alguma dúvida ou outra dica importante de cuidados com o carro no inverno canadense.

Leia Também

Dirigindo com CNH em Ontario: regras e prazos Está vindo pra Toronto ou outra cidade de Ontario e quer dirigir por aqui? Saiba as regras pra usar sua carteira de motorista brasileira.
Família: como contamos e como reagiram Como falar para os pais que você resolveu largar casa, emprego e família para começar do zero em um intercâmbio ou imigração para o Canadá?
UM ANO DE CANADÁ: Perguntas e Respostas Quais as impressões, perrengues, dicas e experiências depois de um ano morando, trabalhando e estudando no Canadá? Confira nossas respostas!
Como encontrar Médico de Família em Ontario? Encontrar um family doctor nem sempre é fácil, mas te apresento três ferramentas que podem te ajudar nessa busca pelo médico de família ideal.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Instagram

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Ganhe desconto no Airbnb