Como o LinkedIn me ajudou a conseguir um emprego no Canadá

por | abr 29, 2016 | Trabalho

Olá, pessoas! Como comentei no nosso looooooongo Hangout, uma das ferramentas que utilizei bastante, além de ter sido fundamental na conquista do meu emprego, foi o LinkedIn.

Antes de relatar todas as etapas que segui, gostaria de ressaltar que o passos abaixo foram relevantes na minha trajetória, baseado nas experiências que eu vivi. Isso não quer dizer que seja a verdade absoluta, ou que seja garantia de que seguindo essa “receita” você vai conseguir um bom emprego.

Nesse post, eu foco no LinkedIn, mas também fiz um vídeo em que eu relato minha experiência na busca e processo seletivo pra meu emprego aqui no Canadá.

Visto de Trabalho

Não vou entrar na polêmica de ser ou não imigrante ilegal. Masssssss, a primeira pergunta que qualquer empregador ou recrutador certamente vai te fazer no seu primeiro contato com ele é se você está apto a trabalhar de forma legal no Canadá. Não estar legalizado ou ainda não ter uma permissão de trabalho em mãos, vai te fechar muitas portas na hora de conseguir um emprego na sua área de formação. Falei em outro post como foi que eu consegui uma permissão de trabalho, além de outras formas de conseguir o visto.

Crie um perfil em inglês

Isso é meio óbvio, mas o interessante aqui é que o LinkedIn permite você a criar vários perfis em uma mesma conta. Você pode criar um perfil em outro idioma e continuar mantendo o antigo em português. Nesta página de ajuda tem todos os detalhes.

Outro ponto é que apenas traduzir o seu perfil de português para inglês não é suficiente. Crie um perfil atrativo onde o destaque seja as suas qualificações e habilidades e não as empresas que você trabalhou. Para o recrutador canadense, este ponto não vai ser relevante neste primeiro momento.

Vá à caça dos Caçadores de Profissionais

No Canadá, é muito comum as grande empresas contratarem Agências de Recrutamento para ajudar a selecionar candidatos para um futuro processo de seleção. Essas agências trabalham com metas e o objetivo delas é preencher o maior número de vagas possíveis. Muitas delas vão à caça dos profissionais e fazem uma pré-seleção antes mesmo de serem solicitadas pelas empresas parceiras. E advinha qual a ferramenta favorita deles? Pois é….

Sabendo desta informação, eu fiz o inverso. Não esperei eles me acharem e fui à procura desses Recrutadores e fiz com que eu estivesse no radar deles. Como?

Pela Busca Avançada, eu fiz uma procura por Recrutadores e Recrutadores de TI e os adicionei. Os que me aceitavam em sua lista de contatos, eu enviava uma mensagem me colocando à disposição e anexando meu currículo.

Screen Shot 2016-04-28 at 10.29.14 PM

Screen Shot 2016-04-28 at 10.26.54 PM

Mude a sua localidade, mas CUIDADO!

Esta etapa está vinculada à anterior. Para ficar mais visível nas buscas dos recrutadores, eu também mudei minha localidade para Toronto, mesmo ainda estando no Brasil. Mas CUIDADO. Se você tem planos de se mudar pro Candá só daqui a 6 meses, 1 ano ou mais, não adianta. Você só vai queimar suas fichas na hora errada podendo ainda ser adicionado na “lista negra” dos recrutadores.

Eu fiz essa mudança somente 1 mês antes da viagem. Por quê? Quando os recrutadores entravam em contato comigo, eu dizia a verdade. Que ainda estava no Brasil, mas iria me mudar pra Tornto dentro de 1 mês e estaria disponível para uma entrevista pessoal neste prazo. Isso me ajudou a a deixar várias entrevistas marcadas antes mesmo de embarcar para o Canadá. 🙂

Teste a Assinatura Premium por 30 dias!

Outro recurso que ajuda bastante na sua visibbilidade no LinkedIn, é a assinatura premium. Para quem ainda não tem a assinatura premium, o LinkedIn oferece 30 dias de teste. E foi justamente no período que mencionei acima, que ativei a minha conta Premium.

Screen Shot 2016-04-28 at 10.29.31 PM

Essa estratégia funcionou comigo e espero que ajude vocês também. Quem tiver mais dicas e quiser compartilhar, comenta aqui embaixo. Abraços!

Leia Também

Feira de Emprego em Toronto Vem ver como é uma "job fair" aqui no Canadá. Ótima oportunidade para fazer networking e se candidatar a vagas de grandes empresas!
Apresentação: Vem Canadá! Bem-vindo ao Vem Canadá! Então, conheça a gente e saiba o que a gente pretende com nosso canal do YouTube e blog.
Como eu consegui permissão de trabalho para o Cana... Uma das primeiras coisas que me perguntam quando descobrem que estou no Canadá é: como você conseguiu work permit? Veja algumas maneiras!
A saga do PR – Rian – Canadácido #04 Neste episódio, contamos o caminho percorrido por Rian e Gabi em busca do PR, desde empregos loucos, vistos negados até o sucesso final.

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Instagram

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Ganhe desconto no Airbnb