Mudança no Canadá: dicas importantes

por | set 18, 2018 | Dia a dia e adaptação

Quem nos acompanha nas redes sociais sabe que nos mudamos há poucos meses. Saímos do basement que morávamos e fomos pra um apartamento ainda em Toronto. Na época, dei várias dicas as stories do Instagram, mas resolvi compilar tudo aqui, além de acrescentar outras, pra ajudar quem vai passar por esse processo em breve.

Se atente ao aviso prévio

Antes de qualquer coisa, inclusive de decidir pra onde se mudar, é importante que você qualquer lei da sua província referente a isso. O principal motivo é ver a antecedência com a qual você precisa dar o aviso prévio.

Em Ontario, caso você já tenha cumprido os 12 meses de contrato (ou menos tempo, se for algo de curto prazo), ambos os lados precisam avisar o fim do contrato com 60 dias de antecedência. Então, é importante considerar isso na hora de encontrar outro lugar.

Caso ainda esteja no meio do contrato, talvez você precise repassar o contrato pra outra pessoa, o que também vai exigir outros esforços.

Muitas vezes, uma simples conversa com seu landlord pode resolver caso esses termos não sejam o ideal, mas é sempre bom verificar. A gente mesmo conseguiu sair antes do definido por lei, por termos entrado em acordo com o landlord.

Isso é extremamente importante porque muitas vezes, a data do início do contrato do imóvel que você se interessou não bate com a data de saída e aí isso pode atrapalhar o orçamento. Então não se decida por nada antes de ver isso com cuidado.

Revise seu contrato atual

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Outra coisa importante é rever o contrato de onde você está pra saber o que você precisa fazer para entregar o imóvel de volta.

A maior parte dos contratos daqui não exigem pintura, como no Brasil, mas exige que você entregue o imóvel limpo. Mas isso não é em 100% dos casos. Então, não deixe de rever as cláusulas referentes a isso.

Sair no dia 30, entrar no dia 1

Essa é a grande dor de cabeça nas mudanças aqui. A maior parte dos contratos de aluguel terminam no último dia do mês, assim como começam no primeiro dia. Então, você tem que sair de onde você está num dia e entrar no imóvel novo no dia seguinte. Por uma noite, você é um sem-teto, haha…

Mais uma vez, se esse for o caso, tudo que você precisa é de conversar com seu landlord atual pra poder estender o prazo da sua saída um pouquinho, ou com o novo landlord de adiantar a sua entrada um pouquinho.

Se não der certo, tenha um plano B pra essa situação. O que não pode é ser surpreendido por esse fato e ficar sem saber o que fazer.

Tenha cheques

Grande parte dos landlords vai exigir cheques pré-datados para os meses do contrato, e os cheques podem demorar a serem entregues pelo Banco.

Então, mesmo que o seu atual imóvel não tenha sido assim, é importante se preparar pra isso. Tenho amigos que passaram aperto porque não conseguiam cheques com tempo suficiente pra cumprir o prazo definido pelo landlord.

Sem falar que você talvez precise pra outras questões, como detalho abaixo.

Agende a sua mudança

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Assim que o novo contrato estiver assinado e tudo fechado, verifique as regras do prédio quanto à mudança.

A maior parte dos prédios aqui têm horários definidos, podem exigir cheque-caução ou depósito e também costumam exigir agendamento.

Olhe essas questões tanto onde você mora atualmente, quanto pra onde você vai. Além de ter que cumprir todas as regras, é bom saber com antecedência caso precise de dia de folga no trabalho, por exemplo. Afinal, vários prédios não permitem mudança em finais de semana ou feriados. Chatice, né?

Veja também o que é considerado mudança. Talvez algum móvel vai ser entregue numa outra data e você precisa reservar, ou você vai fazer uma compra boa na Ikea e eles podem considerar essas caixas como mudança também.

Adiciono nesse item pra já verificar todas as regras do novo prédio. Cada prédio pode ser bem diferente um do outro!

Reserve o caminhão ou contate empresa de mudança

Essa é outra coisa que não é bom deixar pra última hora. Como a gente chega aqui abraçando a cultura DIY, a gente alugou um caminhãozinho e contamos com amigos pra nos ajudar.

Mas, principalmente se a mudança for na virada do mês, quando é comum o início dos contratos, muita gente vai estar se mudando. Então, alugar um caminhão na data e hora que você precisa pode ser complicado. Reserve com antecedência.

Nós alugamos caminhão da U-Haul e adoramos. Eles têm toda a estrutura pra suporte de mudança e caminhões de vários tamanhos.

Eu adoro como no site eles já indicam qual o melhor caminhão para o tamanho da sua casa. Facilita muito na hora de decidir.

Outras empresas também tem esse tipo de serviço. A própria Enterprise, onde a gente sempre alugava carros comuns, também tem caminhões na sua frota.

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Pra ajudar no transporte, adiciono outras coisas extras que valem a pena e que você encontra na U-Haul:

  • Alugue um caminhão que venha com uma rampa, ela vai fazer total diferença na hora de carregar e descarregar os móveis e caixas pesadas. Poupe a sua coluna, haha… o menor caminhão da U-Haul não tem essa rampa, mas os outros já vem equipados, então não esqueça de usá-la na hora!
  • Alugue também um dolly pra ajudar a carregar coisas pesadas. Mais uma vez, poupe a sua coluna. Além de poupar do peso, vai te economizar tempo, por reduzir a quantidade de idas e vindas com caixas. Mas claro que isso vai valer mais se o seu caminho não for repleto de escadas, né…
  • Outra coisa que você pode alugar como extra, junto do caminhão, são os cobertores pra proteger seus móveis no caminho. Eles são chamados de pads.

Caixas, caixas, caixas e mais umas coisinhas

Quando chega a hora de empacotar, aí vem o desespero da arrumação.

A gente usou a tática de sempre de procurar caixas em supermercados, mas nem sempre isso funcionava. Como não é algo muito caro por aqui, a gente acabou comprando grande parte delas.

A Home Depot foi a loja onde compramos praticamente todas elas. Eles vendem caixas de papelão de vários tamanhos e são próprias pra mudança. Nada daquelas caixas tortas que você fica pressentindo que vai cair e desmontar a qualquer momento.

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Lá também tem várias outras coisas pra ajudar nisso. Eu, que sou neurada com minhas canecas e brinquedinhos nerd, além das coisas de cozinha, aproveitei muito os rolos de plastico-bolha e as folhas de espuminha pra colocar entre pratos, etc. Adorei principalmente que os rolos eram tipo rolo de papel-toalha que você consegue destacar um pedaço pequeno. Isso poupou muito a procura pela única tesoura da casa enquanto estávamos embalando tudo, haha…

Não foi algo tão baratinho, mas ajudou muito. Você acha os valores e outras informações no site da Home Depot. E com certeza você encontra essas coisas em outras lojas similares também.

E, se você preferir o simples jornal pra embalar as coisas frágeis, dá pra contar com os muitos flyers de lojas que com certeza distribuem no seu prédio ou no de amigos, além dos jornais grátis de metrô, etc.

Vale falar também das coisas que a U-Haul, a empresa do caminhão, tem pra ajudar nisso. Eles também vendem caixas e plástico-bolha, mas vendem e alugam outras coisas interessantes também.

Algo que testei e aprovei foi uma caixa feita pra transportar roupas. Ela já vem com um cabideiro dentro e você só tira as roupas do armário e pendura na caixa, e depois tira da caixa e pendura no novo guarda-roupa, tudo ainda no cabide. A única coisa que eu fiz foi cobrir as roupas pra garantir que não iriam ficar sujas dentro da caixa.

A U-Haul também tem um sistema de re-uso das caixas, então você pode vendê-las de volta pra eles erecuperar parte do seu dinheiro.

A última coisa que comprei na U-Haul foi uma capa pra proteger o colchão. Tem de vários tamanhos e a minha coube certinho! Eu tinha pavor ao imaginar meu colchão sujo ou danificado e a capa me poupou muita gambiarra pra protegê -lo.

Mudança de endereço

Essa é uma parte muito importante, MESMO. Mas eu achei bem tranquilo. Mas tem algumas coisas específicas que eu gostaria de destacar:

  • A maior parte das atualizações você consegue fazer com antecedência, dizendo a partir de quando você vai estar no novo endereço. Isso facilita muito a vida. Isso vale inclusive com bancos, cartões de crédito e até no CRA.
  • Não se esqueça de mudar seu endereço da conta de luz e outras utilities. Eles vão desvincular seu nome de onde você mora para seu novo lar. Não corra o risco da conta de luz do endereço antigo ainda estar no seu nome. Esse é um dos casos que você consegue fazer com antecedência, o que ajuda muito. Mesmo que você não tenha conta ainda, é bem fácil criar (tudo online) e agendar quando será o início do seu contrato novo. Apenas verifique qual a prestadora de serviço de energia no seu novo endereço, porque pode não ser a mesma empresa de onde você mora atualmente. Algumas vezes, o próprio prédio lida com isso, então vale a pena conferir isso também.
  • Aqui em Ontario, você precisa de alterar seu endereço na sua carteira de motorista canadense e cartão do OHIP com certa urgência. Para a carteira de motorista, eles exigem que você faça a atualização dentro de 6 dias e, para o health card, dentro de 30 dias. Mas você consegue fazer as duas coisas juntas, então siga sempre o prazo da carteira de motorista. É bem tranquilo e você pode fazer online, então não deixe pra depois.
  • Também não deixe de atualizar seu endereço frente ao CRA. Se você já criou sua conta online, você pode fazer tudo por lá também. Isso se torna algo urgente caso você esteja recebendo algum benefício em cheque. Não dá pra perder isso, né!
  • Atualize o seu tenant’s content insurance. Se você já tem, basta atualizar o endereço e solicitar nova cotação com base na sua nova casa. Ele também vai começar a valer a partir da data específica da sua mudança. Se você ainda não tem, você provavelmente vai precisar pelo contrato de aluguel e, mesmo que não precise, é muito recomendável.
  • Se você recebe muita coisa no seu endereço antigo, considere contratar o serviço de encaminhamento de correspondência, junto ao Canada Post. Esse não era o nosso caso, mas pode ajudar muito algumas pessoas.
  • Atualize também seu trabalho (É com mais pressa ainda se a empresa for daquelas que envia o cheque de pagamento pelo correio, haha… ou se enviam os contra-cheques pra você)
  • Atualize também seu college, se você for estudante. Eles não enviam nada com muita frequência, mas depois de se formar, é pra lá que vão enviar seu diploma (caso você não pegue na sua convocation). Então, não é algo que dá pra perder.
  • Fora isso, é atualizar cada conta, cada site de compra que você costuma usar, pra não correr o risco de nada chegar no endereço errado.

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