Visto: Dicas Rápidas para a Aplicação Online

por | out 21, 2015 | Vistos e Permits

Olá, pessoas! Passada a escolha do College, o próximo grande passo no nosso plano de ir para o Canadá foi a aplicação do Visto. Nós optamos por fazer a aplicação Online sem consultoria especializada. Antes de começar, é importante lembrar que o nosso relato é bem pessoal e é específico para o nosso caso: visto de estudante + visto de trabalho aberto. Se você não sabe exatamente qual tipo de visto ou permissão você precisa, ou caso você pretenda estudar inglês ou francês aqui no Canadá, temos esse post explicando qual o tipo de visto e/ou permissão para cada caso diferente.

Por que aplicar online?

Primeiro, porque achei todo o procedimento para a aplicação online bem simples. O site do Consulado Canadense é bem claro e objetivo. Todo o processo é guiado por um passo-a-passo bem intuitivo. É só ter um pouco de paciência, reunir os documentos certos e preencher meia dúzia (nem chegou a isso) de formulários. Segundo, porque eu gostaria de estar no controle de todo formulário e documento meu que fosse enviado para o consulado.

Tem muita gente que opta por pagar alguma empresa ou despachante, mas quisemos economizar nesse processo, até mesmo por conta da alta do dólar. Caso você esteja com muitas dúvidas, aconselho a procurar uma consultoria especializada, para lhe orientar nesse processo.

Reúna os documentos certos

No Brasil, qualquer procedimento que envolve algum tipo de autorização do governo acaba levando muito tempo e você é obrigado a fazer 82 idas a 15 cartórios diferentes para carimbar 42 documentos de 3 vias cada. Exageros à parte, temos na nossa cabeça que tudo que vá envolver documentos importantes acaba sendo chato e demorado. Caso você esteja aplicando para um visto de estudante, tenha em mente apenas duas coisas:

  1. Você precisa provar ao consulado que tem condições financeiras de arcar com seus estudos e custo de vida no Canadá.
  2. Você precisa mostrar que tem vínculos com o Brasil e que tem intenção de voltar após o término dos seus estudos.

Portanto:

  • Não precisa enviar o seu boletim do jardim de infância e toda a sua vida fiscal e da sua árvore genealógica.
  • Mesmo se seu plano for imigrar no futuro, ESQUEÇA isso neste momento.

Upload dos Documentos

  • Um detalhe importante: a aplicação online pode ser feita pra várias pessoas da mesma família simultaneamente e vistos diferentes. No nosso caso, a Racquel foi a aplicante principal, solicitando um Visto de Estudante pra ela e uma Permissão de Trabalho pra mim. Tudo por meio de uma ÚNICA aplicação.
  • Todos os documentos devem ser enviados no formato PDF. O sistema permite apenas 1 arquivo pra cada item do checklist. Uma observação: os arquivos não podem passar de 4MB.
  • Os formulários vêm em formato PDF e devem ser preenchidos diretamente no PDF. Recomendo usar o Adobe Reader, pois tivemos problemas pra salvar os arquivos quando estávamos preenchendo diretamente do browser.

Quanto a questões específicas de cada documento, fiquem tranquilos: vamos detalhar cada um em outros posts!

Cuidado com os “juntadores” de PDF

Principalmente no caso da Prova de Fundos (“proof of funds“), que é o item em que você deve provar que tem recursos suficientes para viver no Canadá durante os seus estudos, vai ser necessário reunir todos os documentos em um único arquivo PDF. Na internet, você vai encontrar MILHÕES de sites que fazem esse trabalho sujo pra você, mas eu NÃO RECOMENDO usar nenhum deles, somente pelo fato de que você estará enviando para um servidor desconhecido todas as suas informações pessoais.

Por mais que alguns deles ainda informem que não armazenam nenhum documento, eu não confio! Utilize o Adobe Acrobat PRO DC. Ele é pago, mas tem um trial de 30 dias. Eu usei e depois desinstalei.

Prazos

Depois de feita a aplicação, segure a ansiedade. O CIC pede um prazo máximo de 6 semanas para dar um parecer final sobre a sua aplicação (esse prazo pode ser alterado, mas você pode conferir o tempo de processamento pra cada tipo de visto no site da imigração). É claro que no nosso caso esse prazo estourou. Somente para os casos de prazo excedido, o CIC aceita responder por e-mail (somente) como está o andamento do processo. Não adianta ligar e muito menos comparecer pessoalmente ao consulado.

O site MyCIC vai te notificando automaticamente por e-mail a cada nova atualização de status. Porém, percebemos que eles mandam muitos emails sem o status ter sido alterado. Você acaba ficando com sua caixa cheia e sem saber de fato como está o andamento do processo. Mas quando você recebe uma notificação de nova mensagem, pode correr para o MyCIC que vai ter novidade! Seguem abaixo as datas do andamento de nosso processo:

  • 08/08 – Aplicação online
  • 11/08 – Solicitação dos Exames Médicos
  • 14/08 – Exames Médicos realizados
  • 27/08 – CIC apontou como “Passed” nos exames
  • 25/09 – Solicitação dos passaportes
  • 28/09 – Passaportes entregues
  • 30/09 – Visto aprovado
  • 05/10 – Passaportes e vistos chegaram na nossa casa pelos correios.

Espero que as dicas tenham sido úteis. Se você ainda tem perguntas quanto à documentação, é só aguardar que vamos falar de tudo aqui no blog e no nosso canal, principalmente quanto ao Proof of Funds of Financial Support, carta-custeio e Carta de Intenção. Tem alguma dúvida sobre esta etapa? É só falar ali embaixo, nos comentários, que a gente responde!

Leia Também

Estudar no Canadá: Vistos e Permissões Que tipo de visto eu preciso pra estudar no Canadá? O que é uma permissão? Pra cada caso, tem uma regra diferente e é preciso ficar atento.
Como eu consegui permissão de trabalho para o Cana... Uma das primeiras coisas que me perguntam quando descobrem que estou no Canadá é: como você conseguiu work permit? Veja algumas maneiras!
Letter of Explanation (Carta de Intenção): Vistos ... Apesar de não ser obrigatória para a aplicação para o visto canadense, a Carta de Intenção (Letter of Explanation) é essencial! Veja o que escrever!

Comentários

Siga o Vem Canadá

Facebook

Instagram

Pra ajudar nas economias

Meliuz

Ebates

Ganhe desconto no Airbnb